‘A Folia entrega futuro, sonhos e esperança por meio da literatura’, destaca governador Clécio Luís na abertura de evento cultural no Amapá

Oportunidade de contato com a diversidade da cultura local, nesta quinta-feira, 7, iniciou a Folia Literária Internacional do Amapá, programação gratuita que acontece no Parque do Forte, na orla de Macapá. Presente na abertura, o governador Clécio Luís evidenciou o impacto que eventos como este geram na sociedade.
“Esse é um momento mágico para a literatura, poesia, escrita e leitura no Amapá, pois a Folia vem festejar nossa produção poética e a vida dos nossos escritores e escritoras, como Fernando Canto e a professora Maria Helena Amoras. Eu gosto muito de entregar obras, mas assim, esse evento é muito especial, porque ele entrega futuro, sonhos e esperança por meio da literatura. É uma forma de perpetuar a nossa tradição, nossa história. Queremos que a cultura produza política pública, de preservação, memória, difusão e fomento, e esta folia tem capacidade de fazer isso”, afirmou o governador Clécio Luís.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FOLIA LITERÁRIA
Evento aconteceu no Parque do Forte, na orla de Macapá
Foto: Eudes Vini/Agência Grito
No primeiro dia da programação, o show do cantor recifense Lenine celebrou a música e a poesia. Rodas de marabaixo, intervenções artísticas espontâneas e apresentações de músicos locais também celebraram a arte e a diversidade. Os homenageados da Folia Internacional do Amapá deste ano são o escritor e compositor Fernando Canto (in memoriam) e a escritora e poetisa Maria Helena Amoras.
"Ainda é difícil falar sobre o amor da minha vida, mas sabemos que ele foi para as estrelas e continua não só no meu coração, mas no de todos os amapaenses que conheceram a sua mente por meio do legado que ele deixou. Ele merece aplausos e honrarias, porque teve uma trajetória inteira voltado para nossa cultura”, frisou a esposa de Fernando Canto, Sônia Canto.
Esposa do homenageado Fernando Canto, Sônia Canto participou da abertura da Folia 2024
Foto: Eudes Vini/Agência Grito
Folia Literária
O Governo do Estado promove até o domingo, 10, a edição 2024 da Folia Literária Internacional do Amapá. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Organizações Culturais da Amazônia (OCA Produções), e apoio dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, visa fortalecer o mercado editorial, apresentar escritores, músicos e formar novos leitores.
Durante a programação, artistas, livrarias e editoras estão expondo obras literárias, participando de rodas de conversa, mesas temáticas, sessões de autógrafos, lançamento de livros, ministrando oficinas e realizando shows musicais. Há ainda, espaços infanto-juvenil, além de lugares para vendas de livros e de artesanato, praça de alimentação, sala de leitura e apresentações culturais.
O evento conta com a presença de grandes nomes da literatura brasileira, como a amapaense radicada no Rio de Janeiro, Lúcia Tucuju; Juraci Siqueira e Violeta Refskalefsky, do Pará; Rita de Podestá, de Minas Gerais; Itamar Vieira Júnior, da Bahia; José Inácio Vieira de Melo, de Alagoas; e Eliakin Rufino, de Roraima. A Folia também tem a participação internacional de Rosa Acevedo Marín, da Venezuela, e Dominique Martin, da Guiana Francesa.
Por Fabiana Figueiredo/ Foto: Aog Rocha/GEA