• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

ALAP aprova projeto que cria o Dia Estadual em Defesa da Democracia

O Amapá News | 14/10/2023

ALAP aprova projeto que cria o Dia Estadual em Defesa da Democracia Por Everlando Mathias 11/10/2023 - 23:56:56 ALAP aprova projeto que cria o Dia Estadual em Defesa da Democracia 53232085099_abb12a8feb_k O plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap)

O plenário da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), realizou na manhã desta quarta-feira (11), a última sessão ordinária da semana, antes do feriado de Nossa Senhora de Aparecida (Padroeira do Brasil).

Durante a sessão, presente e híbrida, foram votados 62 itens na Ordem do Dia entre projetos de lei, moção de aplauso, requerimentos e indicações, com destaque para o PL nº 0185/2023, de autoria do deputado Dr. Victor (Rede), que institui o Dia Estadual em Defesa da Democracia, a ser comemorado anualmente no dia 08 de janeiro. "Dentre tais medidas, apresentamos este Projeto de Lei que define como o dia 08 de janeiro a data comemorativa da luta em defesa da democracia, de forma que a data seja relembrada anualmente e que a democracia brasileira possa se enraizar e se tornar madura e perene", justifica o deputado Dr. Victor.

Em seguida, os parlamentares votaram o PL nº 0152/2023, de autoria do deputado Pastor Oliveira (Republicano), instituindo o Dia Estadual de Conscientização e Luta Contra a Hanseníase no Estado do Amapá. Também foi aprovado o PL nº 0187/2023, proposto pela deputada Edna Auzier (PSD), que Declara de Utilidade pública no âmbito do Estado do Amapá a Associação "Tô na Pista".

Durante o Grande Expediente o deputado Delegado Inácio (PDT) usou a Tribuna e elogiou o resultado da 52ª Expofeira que encerrou no último domingo (08) após dez dias de eventos no Parque de Exposição da Fazendinha, em Macapá.

Nas comunicações inadiáveis, o deputado Hildegard Gurgel (União), defendeu a inclusão de forma permanente no calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá a Feira Agropecuária (Expofeira), a ser realizada no mês de outubro de cada ano. "Nós precisamos resguardar o direito de todos os anos termos este evento sem sofrer interferência de políticos", defendeu, parabenizando a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado pela excelente contribuição na realização da Expofeira. Na justificativa Hildergad Gurgel destaca que durante os dez dias do mês de outubro em que a feira acontece, além dos munícipes que maciçamente a prestigiam, a cidade recebe milhares de visitantes. Os shows, parques de diversões, rodeios, leilões, barracas de comidas típicas, enfim, a série de entretenimentos colabora para o sucesso da Feira que também é um grande evento comercial, onde muitos negócios são fechados. "Somente neste ano esperava-se um volume de quase R$ 10 milhões em negócios, fora o arrecadado nas barracas, entre as quais, várias auxiliam as entidades sociais aqui instaladas. Já está mais do que certificada a importância da feira para o Estado", finalizou.

O deputado Diogo Sênior (MDB), também usou o espaço para elogiar o trabalho realizado pela Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), quanto a recuperação da ponte em madeira sobre o rio Santo Antônio da Pedreira, localizada no quilômetro 44,6, Distrito de São Joaquim do Pacuí, ao longo da Rodovia AP-070, onde o tráfego de veículos é intenso na ponte por conta do acesso da estrada que liga Macapá aos municípios de Itaubal e Cutias do Araguari. A reforma foi orçada em R$ 308.473,57, fruto de emenda impositiva do deputado estadual, Júnior Favacho, com contrapartida do Governo do Estado que representa mais um investimento em obras de infraestrutura em Macapá. A ponte em madeira tem 108 metros de extensão e beneficia mais de 150 moradores da comunidade de Santo Antônio da Pedreira, além de 76 comunidades ribeirinhas e rurais do entorno da área, que integram o município de Macapá.


Por Everlando Mathias/ Fotos: H.Torres e Olavo Reis