Amapá, Brasil e Guiana em encontro binacional

A 13ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça
Brasil-França ocorre nesta manhã (11), no salão nobre do Sebrae Amapá. O encontro binacional conta com a presença do governador Clécio Luís, co-presidente da delegação brasileira e do ministro das Relações Exteriores, Flávio Goldman, também diretor do Departamento da Europa do Itamaraty.
O governador Clécio disse que a fronteira entre Amapá e Guiana Francesa tem uma grande importância para o Brasil. "Essa importância estava adormecida. São 72 mil brasileiros que moram na Guiana Francesa, ou seja, entre 25% a 30% da população da Guiana é de brasileiros. A cooperação já acontece entre o Oiapoque e a Guiana, mas falta as instituições acordarem e fazer com que essa cooperação que já existe na prática se torne institucional e que cubra de direitos e garantias ambas as populações do Amapá e da Guiana que usam a fronteira".
O ministro Flávio Goldman considerou que sua presença no Amapá na sequência do presidente da França, Emmanuel Macron ao Brasil. "O Amapá é um dos eixos principais em nossa agenda de cooperação entre Brasil e França. Por isso o governo federal tem apoiado de forma muito firme todas as edições da Comissão Mista Transfronteiriça. Viemos com uma grande delegação de representantes de diversos órgãos federais para assegurar que todos os entendimentos necessários para que a cooperação Brasil/França floresça".
Texto e Foto: Jorge Cesar