Amapá Sem Fome
‘Olhar atento à realidade do nosso estado’, destaca governador Clécio Luís na entrega de alimentos à entidades do 'Amapá Sem Fome'
‘Olhar atento à realidade do nosso estado’, destaca governador Clécio Luís na entrega de alimentos à entidades do 'Amapá Sem Fome'
Em mais uma ação contra a insegurança alimentar, o programa "Amapá Sem Fome" distribuiu 3 mil kits de alimentos para entidades sociais neste sábado, 21. Em menos de dois anos, mais de 60 mil famílias foram atendidas. O governador Clécio Luís destacou o avanço nas políticas assistenciais, incluindo a entrega de kits nutricionais para crianças de 0 a 6 anos e o Vale-Gás Social, cumprindo mais uma etapa do Plano de Governo.
Com recursos destinados por emendas articuladas pelo senador Davi Alcolumbre e pela então deputada federal Aline Gurgel, o maior programa de segurança alimentar da região Norte é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, junto com o Conselho de Segurança Alimentar e a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Este é um olhar atencioso para a nossa realidade. Estamos distribuindo kits para todas as idades, além do Vale-Gás Social, que assegura que as famílias possam preparar seus alimentos. Não é um favor, é um direito, fruto do trabalho de uma equipe técnica dedicada em parceria com as entidades para levar essa política pública às regiões mais distantes, onde não alcançamos sozinhos”, destacou o governador.
Ao todo, serão 98 instituições beneficiadas com kits de alimentos
Foto: Max Renê/GEAO programa de segurança alimentar e nutricional busca a implementação de políticas públicas efetivas para reduzir a insegurança alimentar no estado. São oferecidas cestas às famílias com sete itens básicos do kit alimentação, além de outro kit exclusivo para a primeira infância.
Clécio Luís e o senador Davi Alcolumbre
Foto: Divulgação“Nos últimos anos, nosso mandato destinou para essa agenda de proteção das famílias quase R$ 90 milhões em recursos investidos no estado. E esse programa proporcionou ao Governo do Amapá implementá-lo e lançá-lo para a sociedade, de forma a proteger as famílias em situação de risco. É para alcançar quem precisa, quem está realmente passando fome ou aquela família em situação de insegurança alimentar e nutricional”, frisou o senador Davi Alcolumbre.
As políticas de desenvolvimento econômico e assistência social do Governo do Estado, como o chamamento de novos concursados, a transposição e a geração de empregos com carteira assinada, trouxeram avanços significativos, que resultaram na reversão do índice de 60% da população em insegurança alimentar em 2023 para 68% com segurança alimentar atualmente, em 2024.
“Em primeiro lugar, é fundamental entender, enxergar e reconhecer que há milhares de pessoas passando fome. Eu sempre ressalto que precisamos gerar emprego, desenvolver o estado e fortalecer a economia, mas não podemos adiar o combate à fome. Desde o primeiro dia de governo, a prioridade tem sido atender quem sofre com a falta de alimentos, e nossa política assistencial reflete esse foco”, enfatizou Clécio.
Entrega tem kits específicos para crianças de até 6 anos, com valor nutricional adequado
Foto: Max Renê/GEAA ex-deputada Aline Gurgel, então secretária de Estado da Assistência Social na implementação do programa, em janeiro de 2024, destacou a importância da união para a construção de políticas públicas eficazes, destacando compromisso do governador Clécio Luís em gerar empregos e garantir dignidade à população, ao mesmo tempo em que reconhece a urgência de enfrentar a insegurança alimentar.
Aline Gurgel
Foto: Márcia do Carmo/GEA“Este programa não é apenas para o Natal, é uma iniciativa permanente do governo Clécio Luís. Trata-se de um programa de Estado, que continuará trazendo sete políticas públicas, garantindo que nenhum pai ou mãe precise dizer ao filho que não há comida. Essa realidade está sendo superada no estado, graças ao apoio também das entidades que realizam um trabalho extraordinário”, disse Aline.
A entrega beneficia 23 entidades da Zona Sul de Macapá. Ao todo, são 98 instituições cadastradas no primeiro edital do programa e aprovadas pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, que começarão a distribuir os alimentos aos beneficiários nas próximas semanas. Ainda em janeiro, a distribuição será expandida para as zonas Norte, Oeste, Leste, distritos da capital e demais municípios.
Senador da República, Randolfe Rodrigues
Foto: Max Renê/GEAPor meio da articulação do senador Randolfe Rodrigues, o Ministério da Assistência Social entregou cinco veículos destinados ao Abrigo São José, em Macapá, e aos municípios de Laranjal do Jari, Itaubal, Mazagão e Pracuúba. Os veículos irão apoiar as unidades do Sistema Único de Assistência Social, facilitando o deslocamento dos usuários e o acesso aos serviços socioassistenciais.
“É um ato de acolhida e diálogo. Por isso, estamos aqui, junto com o abrigo dos idosos e outras entidades, entregando vans que servirão tanto para levá-los aos serviços quanto para momentos de lazer. O programa Amapá Sem Fome está contribuindo para a redução da pobreza no estado, e, no Brasil, o Amapá registrou a maior queda da pobreza dos últimos 10 anos”, pontuou Rodrigues.
Da redação: Por Winicius Tavares/ Foto: Max Renê/GE