• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Arraiá du Meio do Mundo

Grupos de quadrilhas juninas intensificam ensaios para o Arraiá du Meio do Mundo, que inicia nesta quinta-feira (12)

O Amapá News | 11/06/2025

Arraiá du Meio do Mundo Evento reunirá 30 grupos de quadrilhas juninas, divididos entre as categorias tradicional e estilizada

Os preparativos para o Arraiá du Meio do Mundo seguem intensos em Macapá. Organizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), o evento começa nesta quinta-feira (12) e vai até domingo (15), reunindo 30 grupos de quadrilhas juninas nas categorias tradicional e estilizada. As equipes, que ensaiam há semanas, estão focadas na disputa pelo título de campeã, prometendo um espetáculo de tradição, ritmo e criatividade.

Grupo de quadrilha Estrela do Norte nos últimos dia de ensaio | Foto: Merlin Pires

Grupo de quadrilha Luar do Sertão nos últimos dia de ensaio | Foto: Merlin Pires

As apresentações prometem movimentar o público com coreografias bem executadas, figurinos coloridos e temáticas envolventes — resultado de meses de dedicação. Os grupos participantes vivem a expectativa de mostrar o melhor de sua performance e emocionar a plateia com cada passo ensaiado.

Para Sandro Willian, presidente da Associação Folclórica e Cultural Rosa dos Ventos, atual campeã do grupo tradicional, o momento é de grande expectativa, concentração e compromisso com a cultura popular.

“É um momento de grande expectativa, até porque somos tricampeões deste Arraiá. Então, para manter o padrão e garantir mais um ano de vitória, nós trabalhamos o ano todo para entregar a melhor performance”, afirma.

Sandro Willian, presidente da Associação Folclórica Cultural Rosa dos Ventos | Foto: Merlin Pires

Atual campeã dos Tradicionais, Rosa dos Ventos nos últimos dias de ensaio | Foto: Merlin Pires

No grupo estilizado, onde a criatividade e inovação ganham destaque, o entusiasmo também é grande. Cláudio Vaz, presidente da quadrilha “Estrela do Norte”, falou da expectativa para a apresentação.

“Nossas expectativas são as melhores possíveis. Estamos há quatro meses em preparação e em busca de mais uma vitória para o nosso grupo, onde contamos a história do povo amapaense em quadra junina”, contou.

A Prefeitura de Macapá, por meio da Fumcult, reforça o compromisso com a valorização das manifestações culturais locais e apoia os grupos com estrutura e logística para que o evento seja marcante e acessível. As expectativas são altas, tanto para os competidores quanto para o público, que contará ainda com shows musicais, barraquinhas de comidas típicas e atividades culturais ao longo dos quatro dias de festa.

Da redação: Por Merlin Pires/ Foto: Merlin Pires/PMM