Assembleia Legislativa condecora membros do Exército e da Marinha Brasileira com Título de Cidadão Amapaense

Em sessão solene, realizada nesta manhã (24), no plenário Dalto Martins, foram condecorados com Título de Cidadão Amapaense o General de Brigada João Roberto Albim Gobert Damasceno, o Capitão de Fragata da Marinha Kaysel Costa Ribeiro e o Vice-Almirante da reserva remunerada da Marinha Newton de Almeida Costa Neto.
Os três projetos de decretos legislativos, que os agraciaram com o Título de Cidadão Amapaense, são de autoria do presidente da Assembleia Legislativa deputado Kaká Barbosa (PL) e foram aprovados pelos demais parlamentares.
O Título de Cidadão Amapaense é concedido a personalidades não naturais do Amapá, que pela relevância de seus serviços prestados e incontestável benefício social, contribuíram para o crescimento e engrandecimento deste Estado, atuando sempre com honradez e respeito pelo povo amapaense.
O General-de-Brigada João Roberto Albim Gobert Damasceno, é o atual Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, tem 52 anos, natural de Belém, no Pará, casado com Luana Damasceno e tem três filhos. Dos 37 anos dedicados ao efetivo serviço, 17 foram em Organizações Militares do Exército Brasileiro na Amazônia. Ressaltou a satisfação em se tornar um cidadão amapaense e destacou a importância do exército para a proteção da Amazônia.
"Estou muito emocionado, pois receber um título de cidadão de qualquer estado já nos emociona, imagina receber de um estado em que você tem ligações emocionais e familiares. E me orgulha muito agora fazer parte de um povo que é conhecido pelas suas lutas e conquistas", declarou o general.
O capitão de Fragata da Marinha do Brasil Kaysel Costa Ribeiro é atualmente o capitão de Mar e Guerra, natural de Rio de Janeiro, é casado com Maria Auxiliadora da Silva. Já atuou em diversas funções dentro da Marinha e em seu discurso falou dos desafios quando assumiu o comando da Capitania dos Portos no estado, em plena Pandemia e durante um apagão.
"Sinto-me extremamente honrado e feliz por estar aqui nesta Casa Legislativa recebendo o título da cidadania amapaense, sinto-me adotado pelos filhos naturais desta belíssima e aconchegante cidade. Aproveito para agradecer todo apoio dado à Marinha por esta Assembleia Legislativa", disse o capitão.
Vice-Almirante da reserva remunerada da Marinha, Newton de Almeida Costa Neto possui extensa lista de cursos de formação e de condecorações na marinha do Brasil, especialmente no âmbito de sua atuação nos diferentes postos assumidos ao longo da sua trajetória na carreira militar.
O vice-Almirante Newton comandou o 4º distrito Naval que abrange o estado do Amapá, também inaugurou a agência da Capitania dos Portos no município de Oiapoque.
"Tenho um grande orgulho de agora ser cidadão amapaense. Eu tive a oportunidade de conhecer este Estado sobrevoando sobre ele, através de rios e pelas estradas, ouso dizer que todos deveriam conhecer o Amapá que é um estado importante para o Brasil e a importância que as forças armadas dão para o Estado é fazer e continuar fazendo o possível para defende-lo", declarou o vice-almirante.
Jane Barbosa / Foto: Kitt Nascimento