• Edição do Dia
Macapá

Assentamento Padre Jósimo

Assentamento Padre Jósimo tem preparo de áreas para plantio impulsionado pela Prefeitura de Macapá

O Amapá News | 08/01/2026

Assentamento Padre Jósimo Entre as atividades coordenadas estão a limpeza da área, a análise e a correção do solo, além do preparo mecânico/ Foto: Elessandra Barsottelli

Por Elessandra Barsottelli 

A Prefeitura de Macapá iniciou, nesta quinta-feira (8), a mecanização de áreas para o plantio no Assentamento Padre Jósimo, localizado a 39,4 quilômetros da capital, com o objetivo de otimizar o preparo do solo, reduzir custos para os agricultores familiares e ampliar a produção agrícola, fortalecendo a geração de renda e a segurança alimentar das famílias assentadas.

A ação integra o cronograma de mecanização agrícola executado ao longo do mês de janeiro pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag). O trabalho permite maior agilidade na preparação das áreas de cultivo, contribuindo para o aumento da produtividade e o fortalecimento da economia rural do município.

A iniciativa envolve apoio técnico, preparo de solo e articulação com agricultores familiares da região. Entre as atividades coordenadas estão a limpeza da área, a análise e a correção do solo, além do preparo mecânico.


Mecanização de áreas | Foto: Elessandra Barsottelli

“Estamos em mais uma etapa para que o agricultor possa produzir cada vez mais. A correta preparação do solo é fundamental para garantir uma safra de qualidade, com boa produtividade e geração de renda”, destacou o subsecretário municipal de Agricultura, Fábio Silva.


Fábio Silva, Subsecretário Municipal de Agricultura | Foto: Elesssandra Barsottelli

Durante as atividades, técnicos da Semag orientam os produtores sobre práticas adequadas de manejo do solo, como roçada, aragem, análise química e correção da acidez, procedimentos que contribuem para a fertilidade e melhor estrutura do terreno antes da semeadura.

A união entre o trabalho comunitário no assentamento e as ações técnicas da Semag tem trazido novas esperanças. A expectativa é de que a próxima safra seja mais produtiva e proporcione melhores condições de renda e segurança alimentar às famílias.

Produtor de legumes, frutas e hortaliças, Manoel Corrêa ressalta que a mecanização facilitou significativamente o trabalho no campo. “Antes era tudo feito no braço e levava muito tempo. Agora, com as máquinas, melhorou demais, cerca de 90%. Para quem tem várias culturas no terreno, isso ajuda muito”, afirmou.

 A agricultura familiar desempenha papel fundamental não só na produção local de alimentos, mas também na preservação de técnicas de cultivo adaptadas à realidade socioambiental da região amazônica.