• Edição do Dia
Publicidade I
Brasil

Associação do Parlamento Amazônico elege nova diretoria

O Amapá News | 09/11/2023

Associação do Parlamento Amazônico elege nova diretoria A nova diretoria eleita nesta quarta-feira, 08, será empossada no ano que vem quando se encerra o período da atual gestão do parlamento.

Durante o 26 Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais/Unale que está acontecendo em Fortaleza ?CE com programação de 08 a 10 de novembro, a Associação do Parlamento Amazônico, grupo formado pelas Assembleias Legislativas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão e Tocantins elegeu, por aclamação, o deputado Laerte Gomes (PSD/RO) presidente do Parlamento, tendo como 1 vice presidente o deputado estadual Jory Oeiras (Progressistas/AP) para a diretoria que ficará à frente da Associação durante o ano de 2024.

A deputada Edna Auzier (PSD/AP) que exerceu a presidência do Parlamento por dois anos consecutivos passará a exercer o cargo de secretária geral da associação. De acordo com a parlamentar, a continuidade do Amapá na composição da nova diretoria demonstra a força e união dos estados em benefício da Amazônia. "Tenho um sentimento de gratidão por ter exercido a presidência nesses dois anos e também pelo reconhecimento dos meus pares diante desse trabalho. Deputado Jory e eu iniciamos juntos essa trajetória no parlamento amazônico e por essa total representatividade continuaremos a compor a mesa. Nós somos a referência para o mundo, não só para o Brasil e continuaremos a lutar pelas pautas relevantes que tragam desenvolvimento para nossa região", afirmou Auzier.

O deputado estadual Laerte Gomes, destacou a busca pela qualidade de vida para os povos amazônicos representados pelos parlamentares da região. "Precisamos ser ouvidos porque também lutamos pela preservação ambiental, porém aliado ao desenvolvimento dos povos que vivem na nossa região porque desenvolvimento se faz com a população tendo maior qualidade de vida, de renda. Substituirei a deputada Edna que ficou dois anos à frente da Associação e desenvolveu um trabalho brilhante para o qual daremos continuidade, juntamente com o deputado Oeiras que também tem muita competência e responsabilidade. Os povos da Amazônia precisam ser respeitados e terem oportunidades de desenvolvimento; precisamos pressionar o governo federal , as instituições para olhar mais profundamente para nossa gente e aprender a ouvi-la", disse o presidente eleito.

Para o deputado Jory Oeiras a união entre os nove estados que compõem a Amazônia Legal possibilitou sua eleição e seu compromisso em fortalecer, cada vez mais, o parlamento. "Agradeço aos meus colegas parlamentares pela confiança no meu trabalho, no trabalho da deputada Edna Auzier e na luta pelo desenvolvimento da nossa região. Estarei compondo a mesa com a certeza de fazer o melhor para os estados e principalmente para as populações que vivem na Amazônia trazendo desenvolvimento sustentável e o compromisso de representá-los com total responsabilidade", afirmou o parlamentar.

A nova diretoria eleita nesta quarta-feira, 08, será empossada no ano que vem quando se encerra o período da atual gestão do parlamento.

Por Ruth Carrera/ Fotos: Heider Torres