Atletas macapaenses brilham no Campeonato Mundial Escolar de Taekwondo no México
Wyctória Rodrigues conquista a medalha de prata e Evelyn do Vale leva o bronze no México
Wyctória Rodrigues conquista a medalha de prata e Evelyn do Vale leva o bronze no México
Entre os dias 18 e 25 de junho, na cidade de Mazatlan, no México, duas atletas macapaenses brilharam no Campeonato Mundial Escolar ISF de Taekwondo. Wyctória Rodrigues se consagrou Vice Campeã Mundial na categoria Kyorugui, enquanto Evelyn do Vale garantiu a medalha de bronze na mesma categoria.
Esses feitos extraordinários não apenas celebram o talento e a dedicação dessas jovens atletas, mas também colocam o estado do Amapá no cenário internacional do taekwondo.
A talentosa atleta amapaense Wyctória Rodrigues conquistou a medalha de prata na categoria Kyorugui até 42kg. Com seu desempenho, ela provou ser uma competidora de alto nível no cenário internacional.
“Todo o esforço, treinamento árduo e apoio da minha equipe valeram a pena. Essa conquista é um marco na minha carreira e estou orgulhosa de levar o nome do Amapá para o cenário internacional do taekwondo”, conta a atleta.
Wyctória Rodrigues celebra com orgulho a medalha de prata conquistada na categoria Kyorugui até 42kg | Foto: CBDE/CBTKD
A participação brasileira na competição contou com 35 representantes, nas categorias escolares masculina e feminina. Ao todo, a delegação brasileira conquistou 18 medalhas, sendo 4 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, alcançando um feito histórico para o Taekwondo Escolar do Brasil.
Outra promessa do taekwondo amapaense, Evelyn do Vale brilhou na categoria Kyorugui até 68kg, o que garantiu a medalha de bronze. Sua dedicação e técnica exemplares permitiram que ela alcançasse um lugar no pódio.
“É uma honra ter a oportunidade de representar meu país e trazer a medalha de bronze para casa. O Campeonato Mundial foi uma experiência única e desafiadora, e estou muito feliz por ter alcançado esse resultado”, declara.
Evelyn do Vale sorri radiante com sua medalha de bronze na categoria Kyorugui até 68kg | Foto: CBDE/CBTKD
Como líder e mentor das jovens atletas, Bruno Igreja, Técnico da Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Secretário de Esporte e Lazer de Macapá desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do esporte no Amapá e no Brasil. Sua expertise e orientação foram cruciais para o sucesso das atletas no campeonato. Ele conta que o esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e transformação social.
“Os impactos positivos que a educação aliada ao esporte pode causar na vida das pessoas são verdadeiramente transformadores. Parabenizo minhas atletas pela caminhada lindíssima na competição. Voltamos ao Amapá com duas importantes e históricas medalhas, o que nos motiva ainda mais a continuar trabalhando pelo fortalecimento do esporte escolar. Em Macapá, temos uma Secretaria de Esportes proativa, que atua diariamente pelo bem-estar da nossa gente, proporcionando esporte para todos”, afirma.
Bruno Igreja é técnico da seleção brasileira de Taekwondo e secretário de esporte e lazer de Macapá | Foto: CBDE/CBTKD
Campeonato Mundial Escolar de Taekwondo
O Campeonato, organizado pela International School Sport Federation (ISF), é uma competição de destaque que reúne atletas de mais de 200 mil unidades escolares de redes públicas e privadas de 15 países diferentes. O evento promove um equilíbrio entre esporte e educação, enfatiza valores como fair play, estilo de vida saudável, respeito e inclusão.
Por Maison Brito