• Edição do Dia
Macapá

Cidadania

“Hoje é dia de cidadania e protagonismo juvenil”, diz participante sobre propostas discutidas no encontro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes

O Amapá News | 18/10/2025

Cidadania Encontro realizado pela Prefeitura de Macapá integra o ciclo de atividades do Selo Unicef 2025-2028 e reforça o compromisso com a participação ativa de adolescentes na construção de políticas públicas

Por Aline Silva 

Neste sábado (18), a Prefeitura de Macapá realizou, na Escola Hildemar Maia, uma programação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), iniciativa vinculada ao Selo Unicef, que reúne jovens de 12 a 18 anos para debater e propor soluções voltadas à melhoria da qualidade de vida nas comunidades.

Durante o encontro, os adolescentes puderam dialogar sobre temas essenciais como equidade étnico-racial, empoderamento de meninas, saúde integral, transição da escola para o mundo do trabalho, proteção contra violências e impactos das mudanças climáticas. O objetivo é construir, de forma participativa, o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA).

O plano elaborado pelos jovens será incorporado ao Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, garantindo que as prioridades definidas por eles sejam reconhecidas pela gestão pública e contempladas na implementação das políticas locais.

Dra. Erica, secretária municipal de Saúde (Semsa), destacou a relevância da participação de crianças e adolescentes no encontro.

“Uma ação que impulsiona nossos jovens para o futuro, fortalecendo seus direitos e garantias. Nada é mais valioso do que ver crianças e adolescentes participando ativamente desse momento de escuta, troca de ideias e construção de projetos”, afirmou.

Dra. Erica, secretária municipal de Saúde | Foto: Aline Silva/PMM

| Foto: Aline Silva/PMM

Para o jovem Yan Douglas Rosário, de 16 anos, a inserção dos adolescentes nos espaços de debate e decisão é essencial.

“Hoje é um dia importante para a cidadania e o protagonismo juvenil. Estamos participando de uma ação que nos dá voz para falar sobre políticas públicas e propor melhorias para a qualidade de vida em nossas comunidades”, afirmou