Círio de Nazaré em Macapá
Milhares de fiéis foram às ruas para rezar, cantar e pagar promessas na procissão do Círio de Nazaré em Macapá

Muitos fiéis fazem pedidos e promessas à padroeira da Amazônia e quando são atendidos, os devotos fazem o agradecimento durante o Círio.
Marlonia de Oliveira é pescadora do município de Amapá e veio acompanhada do esposo para agradecer à Nossa Senhora, todas as coisas boas em sua vida.
“Eu vim do município de Amapá agradecer à Nossa Mãezinha, por todas as graças alcançadas, se hoje eu estou aqui, eu devo à ela, em todos os sentidos da minha vida e o que faz na minha família”, declarou emocionada a pescadora.
A pescadora Marlonia de Oliveira carrega a imagem de Nossa Senhora para agradecer as graças alcançadas
Foto: Jorge Júnior/GEA
Durante a procissão as ruas e avenidas recebem decoração e famílias se reúnem em frente às casas para receber as bênçãos da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. O policial civil Francisco Loureiro, conta que a tradição de ornamentar a frente da casa para ver a procissão do Círio passar acontece desde que era criança.
“Desde que iniciou a tradição do Círio em Macapá, os meus pais sempre fizeram essa reunião familiar e a gente ajudava a arrumar a frente de casa para ver a passar a imagem de Nossa Senhora. Hoje, o meu pai já é falecido e a gente continua a tradição em memória dele e junto com a nossa mãe. Esse momento é muito especial para toda a nossa família”, declarou.
Círio 2024
O tema da romaria este ano foi “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!” e o lema "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra".
Por Leidiane Lamarão/ Foto: Jorge Júnior/GEA