Comissão de Agricultura e Abastecimento da Alap realiza reunião em Porto Grande

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou nesta segunda-feira (19), em Porto Grande, uma reunião de sua Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) para debater temas de interesse do setor como a conclusão das obras da Central de Abastecimento (Ceasa) da cidade e o licenciamento ambiental de terras para produtores rurais.
O evento ocorreu na Câmara de Vereadores do município e reuniu produtores rurais, secretários estaduais e municipais, deputados, vereadores e e dirigentes de cooperativas de produtores da região. "Viemos aqui para conhecer de perto a realidade do setor primário do município, ouvir os produtores e entender as principais dificuldades que eles enfrentam. Precisamos dar atenção ao trabalhador do campo que está no interior. Não teremos economia forte se concentrarmos nossos esforços apenas na capital", explicou o Dep. Júnior Favacho (MDB), presidente da CAB. Os deputados Paulo Nogueira (PT) e Jesus Pontes (PDT), membros da Comissão, também participaram.
Uma unidade da Ceasa em Porto Grande é importante para melhorar o escoamento da produção agrícola do município e de cidades do entorno. "Viemos para essa reunião com o intuito de contribuir com o debate e para tratar especificamente da obra da Central de Abastecimento. Ficamos sabendo deste problema e iniciamos um levantamento do que é necessário ser feito para que essa questão seja resolvida. Essa Ceasa está no plano de governo do governador Clécio Luís e vamos entregá-la", pontuou David Covre, titular da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf).
Em relação ao acesso às terras, os presentes debateram o Projeto Raízes, parceria entre o Governo do Estado do Amapá (GEA), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que busca apoiar ações integradas de regularização fundiária, recuperação ambiental e infraestrutura social para assentamentos da Reforma Agrária. Em Porto Grande, o Raízes tem potencial para alcançar mil famílias em uma área de 60 mil hectares.
Presente no evento, o titular da Secretária de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Kelson Vaz, elogiou a postura da CAB em promover tais debates junto à população. "Quero parabenizar os deputados pela iniciativa em realizar esta reunião e também pelo empenho em entender e enfrentar os problemas de quem quer produzir no Amapá. Hoje, existem investidores que pensam em sair do estado, mas há a vontade política do governador de buscar soluções para evitar que isso aconteça e acredito que a união de todos nós é capaz de promover as mudanças necessárias para desenvolver o setor", ressaltou.
O presidente da Associação Agroextrativista Rio Araguari, Raimundo Coelho, concorda que a regularização fundiária e o licenciamento ambiental devem ser prioridade. Ele trabalha com extrativismo há mais de 20 anos na região do Araguari. "É preciso dar legalidade ambiental para os produtores para que eles possam trabalhar sem medo. Fiquei feliz em ver deputados e secretários aqui no município para tratar do nosso setor primário. Espero que encontros como esse aconteçam com frequência para que possamos avançar na produção rural do estado", concluiu.
Por Rudson Pinheiro Soares/ FOTO: CAB/Alap