Comunidade do Curiaú celebra reforma e ampliação da UBS Hilda Iléia
A comunidade do Curiaú se prepara para receber uma Unidade Básica de Saúde (UBS) completamente reformada e ampliada. Nesta quarta-feira (11), foi assinada a Ordem de Serviço para o início da obra que vai reestruturar a UBS Hilda Iléia Sant’anna Ramos, equipamento de saúde importante para a região. A iniciativa faz parte do Festival de Fim de Ano da Prefeitura de Macapá, com 40 dias de ações por toda a capital.
O investimento, de R$ 644.812,23, é fruto de recursos do Tesouro Municipal e de emenda da ex-deputada Leda Sadala.
Com a ampliação, a unidade terá uma área total de 244,39 m², distribuída em 19 compartimentos planejados para oferecer atendimento completo e de qualidade. Entre os novos espaços estão consultórios médicos, sala de odontologia, farmácia, laboratório, sala de vacinação, triagem e recepção, além de banheiros e uma sala de curativos.
Para o prefeito Dr. Furlan, a obra é mais do que uma reestruturação física, é uma transformação no atendimento de saúde para a comunidade.
“A UBS Hilda Iléia será referência no atendimento de saúde para o Curiaú e regiões próximas que precisam do serviço. Estamos ampliando e modernizando os espaços para garantir que as pessoas tenham acesso a um atendimento digno, humanizado e perto de casa”, afirmou.
Prefeito Dr. Furlan destacou que é uma transformação no atendimento de saúde para a comunidade | Foto: Jesiel Braga/PMM
A diretora da UBS Hilda Iléia, Maria Celestina, relembrou o significado da reforma da unidade para a comunidade do Curiaú.
“Para nós, é uma grande satisfação ver essa reivindicação da comunidade sendo atendida. Com essa reforma, nos sentimos valorizados, pois agora teremos um espaço adequado para oferecer um atendimento de maior qualidade. Estamos muito felizes com essa iniciativa,” disse.
Maria Celestina contou que é um marco para saúde da comunidade | Foto: Jesiel Braga/PMM
A secretária municipal de Saúde, Erica Aymoré, destacou a importância dos novos espaços e serviços.
“Com a ampliação da UBS, a comunidade terá acesso a uma estrutura completa, que inclui todos os serviços essenciais. Desde o início da gestão, priorizamos a entrega de UBSs em áreas de alta demanda em Macapá, sem esquecer das comunidades da Zona Rural. O Curiaú merece essa unidade revitalizada e pronta para atender com qualidade”, afirmou.
Secretária de Saúde, Erica Aymoré, destacou que a a comunidade terá acesso facilitado aos serviços de saúde | Foto: Jesiel Braga/PMM
Carla Ramos, filha de Hilda Iléia Sant’anna Ramos, uma das primeiras parteiras do Curiaú e homenageada com o nome da UBS, destacou a emoção e o simbolismo desse momento para a comunidade.
“Quando penso neste momento, sinto a energia da minha mãe presente. Ela sempre lutou por melhorias na saúde do Curiaú, e hoje vemos esse esforço ser recompensado. A assinatura da reforma da nossa UBS é muito mais que um ato simbólico, é a realização de um sonho dela e de toda a comunidade,” contou Carla.
Carla Ramos, filha da homenageada, falou sobre a importancia da unidade de saúde para os moradores do Curiaú | Foto: Jesiel Braga/PMM
A UBS Hilda Iléia é uma das iniciativas da Prefeitura de Macapá para descentralizar os serviços de saúde, com objetivo de oferecer acessibilidade e cuidado humanizado.
Consultórios médicos e equipe multiprofissional: destinado ao atendimento médico e consultas.
Sala de odontologia: destinada ao atendimento de saúde bucal.
Farmácia: para retirada de medicamentos prescritos.
Banheiros: disponíveis para pacientes e equipe.
Sala de triagem: onde os pacientes passarão por avaliação inicial.
SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística): para organização e armazenamento de prontuários.
Sala de curativos: equipada para procedimentos de cuidado ambulatorial.
Recepção: para acolhimento e triagem de pacientes.
Consultório com banheiro para consultas de PCCU: Específica para exames preventivos do câncer do colo do útero.
Laboratório: para realização de exames.
Sala de vacinação: garante um espaço seguro e adequado para a imunização dos pacientes.
Da redação: Por Elisa Maciel/ Foto: Jesiel Braga/PMM