• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Dia do Dentista é celebrado com entrega de Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa

O Amapá News | 03/11/2023

Dia do Dentista é celebrado com entrega de Moção de Aplauso na Assembleia Legislativa O Legislativo amapaense comemorou na manhã de terça-feira (31/10), em sessão solene realizada no plenário Deputado Dalto Martins da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o Dia do Dentista, celebrado nacionalmente no último domingo (25).

O autor da homenagem, deputado Rodolfo Vale (PCdoB), exaltou a importância dos dentistas e frisou que o intuito da sessão é provocar reflexão e debates dentro e fora do parlamento estadual. "Temos um cenário que preocupa a saúde bucal no nosso estado e no País. A Organização Mundial de Saúde prevê um profissional dentista para cada grupo de 1.200 habitantes. No Brasil, existe um dentista para 558 habitantes. O problema não está na quantidade de profissionais e, sim, no direcionamento de prioridades das políticas públicas no Brasil. Hoje, 10% da população, ou seja, cerca de 20 milhões de pessoas passam a vida toda sem ter acesso ao atendimento odontológico ", destacou o parlamentar, citando como referência o trabalho do governo do Amapá em parceria com a organização Doutores da Amazônia que recentemente realizou ação nas áreas indígenas do Estado, principalmente nas aldeias, com atendimentos de saúde bucal como odontologia digital, endodontia, odontopediatria, dentística, cirurgia e protesista para a aldeia Aramirã e waiãpi, nos municípios de Pedra Branca e Itaubal.

Durante a sessão, quase 50 profissionais foram agraciados com Moção de Aplauso, concedidos pelos deputados: Rodolfo Vale, Jory Oeiras, Lorran Barreto, Liliane Abreu e Fabrício Furlan, pelos relevantes serviços prestados à sociedade amapaense. Uma das homenageadas foi a dentista Cíntia Furlan, esposa do deputado Fabricio Furlan e o ex-deputado estadual Paulinho Ramos que falou em nome dos homenageados.

Presidindo a sessão, a deputada Liliane Abreu, que é dentista de formação, ao usar da palavra ficou emocionada pela homenagem e por reencontrar os professores que fizeram parte da sua formação profissional. "É muito importante para a classe de odontologia receber esse reconhecimento no Estado do Amapá ", agradeceu a deputada.

Nesse contexto, o deputado Pr. Oliveira, destacou a versatilidade e a habilidade dos cirurgiões ao salientar a necessária valorização profissional. "Infelizmente o Norte do Brasil é a região com maior índice de problemas dentários, principalmente a cárie que atinge quase 60% das crianças com idade até 12 anos", destacou o parlamentar, atribuindo como causa a questão financeira. "Por esta razão, muitas crianças perdem os dentes, e numa determinada idade, passam a sofrer preconceitos, rejeição, bullying e problemas emocionais devido a falta dos dentes", comentou o deputado líder do governo na Alap, frisando que é necessário um investimento ainda maior do Governo do Amapá.

A dentista e primeira dama do Estado, Priscilla Bueno Flores da Silva, destacou o trabalho das mulheres como precursoras da odontologia no Estado.

Na avaliação da primeira dama, muitas vezes quando a população tem procurado a odontologia, já é nos casos de dor, ou seja, já não tem mais jeito a não ser extrair o dente, isso nos coloca nessa condição de estado com maior número de pessoas desdentadas. "O Amapá é um estado com localidades de difícil acesso, como as regiões ribeirinhas. O serviço precisa sair um pouco do centro metropolitano de Macapá", frisou.

O presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Amapá, Elvys da Cunha Sá, destacou as dificuldades vividas pelo sindicato pós pandemia e convidou os profissionais da odontologia a se sindicalizarem para fortalecer a categoria.

Thiago Mota de Morais do Nascimento, presidente da Associação Brasileira de Odontologia/Amapá, disse estar feliz pela categoria ter uma representante na Assembleia Legislativa, citando a deputada Liliane Abreu. "A nossa missão é promover a odontologia, principalmente na promoção da educação da saúde bucal à população", frisou, destacando o trabalho para que a categoria venha receber cursos de aperfeiçoamento no Estado, sem precisar procurar outros centros do País.

A coordenadora estadual de Saúde Bucal, Cássia de Oliveira Klein, parabenizou o governo do Amapá, pela valorização da odontologia. "É um governo que tem dado voz à odontologia e procurado devolver para a população amapaense esse atendimento quanto a saúde bucal", destacou a coordenadora, informando que o Amapá tem uma das maiores taxas de desdentados do país.
Concluindo, o vice-presidente do Conselho Federal de Odontologia, Raimundo Nazareno de Souza Ávila, presenteou a deputada Liliane Abreu com uma caneta do sindicato.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia, Luciano Teixeira da Silva, explanou um pouco sobre a finalidade do conselho no Estado que tem a função de fiscalizar e conduzir o bom andamento da profissão no Amapá.

DIA DO DENTISTA

O Dia Nacional do Dentista coincide com a assinatura do Decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no País, especificamente nos Estados da Bahia e Rio de Janeiro.

Por Everlando Mathias / Fotos: H.Torres e Olavo Reis