‘É a primeira consulta dela com o dentista’, diz mãe ao levar filha na ação de saúde do Ijoma e Prefeitura de Macapá
Stephanny Magalhães aproveitou os atendimentos que celebram os 12 anos do Instituto Joel Magalhães.

Stephanny Magalhães aproveitou os atendimentos que celebram os 12 anos do Instituto Joel Magalhães.
O Instituto Joel Magalhaes (Ijoma) está completando 12 anos de atuação e celebrou a data com uma ação de saúde para a população em parceria com o Prefeitura de Macapá. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) ofertou atendimentos odontológicos, vacinas e teste rápido para aproximadamente 400 pessoas nesta sexta-feira (22).
Para o coordenador de Saúde Bucal do município, Patrick Alfaia, o trabalho realizado em parceria com outras instituições fortalece a rede de atendimento e permite identificar as necessidades das pessoas mais carentes.
“Por meio dessas atividades é possível ampliar o alcance dos serviços ofertados, assim como, divulgar para comunidade que o atendimento deve ter continuidade dentro das UBSs. É uma forma de chamar a atenção daqueles que não possuem o hábito de ir em busca dos serviços básicos de saúde”, explica o coordenador.
Serviços de odontologia foram ofertados para o público infantil | Foto: Abel Neto/PMM
A autônoma Stephanny Magalhães, de 29 anos, levou a filha de 5 anos para o primeiro atendimento odontológico. Para ela o serviço ofertado gratuitamente possibilita o acesso da população nos cuidados básicos e necessários com os pequenos.
“Essa é a primeira consulta dela com o dentista, a intenção é criar o hábito de levá-la a cada seis meses. O acompanhamento é fundamental para a saúde dos dentes dela”, comenta.
Suelen Maria acompanhando a filha no atendimento odontológico | Foto: Ana Cleide Torres/PMM
A dona de casa Suelen Maria Costa, de 35 anos, foi acompanhada da filha para receber o serviço odontológico e realizar a atualização do cartão de vacina.
“Todos os serviços ofertados são essenciais, mas o odontológico era uma necessidade para minha filha. Ela fez limpeza e aplicação de flúor e o médico também recomendou o acompanhamento através da Unidade Básica de Saúde”, disse Suelen.
Ação do Ijoma em parceria com a Prefeitura iniciou na na segunda-feira (18) e encerrou nesta sexta-feira (22). A iniciativa é uma forma de massificar os atendimentos ofertados à população.
“A melhor forma de comemorar o aniversário do instituto é através do serviço de saúde que beneficia a todos”, destaca Lene Moraes, assistente social do Ijoma.
Ação aconteceu no Instituto Joel Magalhães (Ijoma)
Por Ana Cleide Torres/ Fotos: Abel Neto/PMM