Embaixador acena positivamente para uma futura relação comercial entre o Amapá e a Costa do Marfim

"Descobrir o Amapá". Foi assim que o embaixador da Costa do Marfim, Diamouténé Alassane Zié, definiu a sua vinda ao estado para as comemorações ao Dia Mundial da África, no dia 25 de maio, que pelo primeiro ano será festajado no Amapá, após aprovação na Assembleia Legislativa do Projeto de Lei que cria a Semana da África, de autoria da deputada Cristina Almeida (PSB), e sancionado, nesta terça-feira (24/5/2022), pelo governo.
A declaração foi dada durante o encontro da comitiva da Costa do Marfin com o governador Waldez Góes (PDT) e parte da equipe de governo no Palácio do Setentrião, organizado pela presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa de Leis, deputada Cristina Almeida.
"Estou no Brasil há seis meses e ser embaixador não é se manter só em Brasília e sim conhecer o país e esse é o objetivo da minha viagem ao Amapá", ratificou o embaixador, sustentando que tanto o Estado do Amapá quanto a Costa do Marfim possuem muitas coisas em comuns que podem ser divididas.
Diamouténé Alassane Zié sustentou que para se ter cultura é preciso pensar na economia e afirmou que o Amapa tem uma agricultura muito forte e revelou que esse segmento é a base da economia da Costa do Marfin e representa 20% do PIB do país.
"O nosso país é muito forte no plantio do cacau, na produção da borracha e de outros produtos e trabalhamos muito para o fortalecimento agregado dessas matérias e estamos atrás de mais parceiros", disse Diamouténé Alassane Zié, e adiantou que espera em breve retornar ao Amapá.
Waldez Góes agradeceu a participação do embaixador nas comemorações em alusão ao Dia Mundial da África e se colocou à disposição para um futuro encontro com a interveniência da Assembleia Legislativa para tratar de uma futura relação comercial com o país africano e justificou a participação de cinco secretários; Fundação de Marabaixo, Cultura, Planejamento, Educação e Agência Amapá como demonstração de quem realmente quer algo mais. "Estaremos sempre à disposição a socializar experiências e receber", disse.
O embaixador aprovou o interesse do governo em ser parceiro, mas disse que o tempo em que permanecerá no estado é curto e impossibilita estabelecer acordos. "Vamos deixar nossos contatos e marcar uma nova vinda ao Amapá para que cada um possa expor o seu potencial e definirmos um modelo de cooperação", sustentou.
Leis
No encontro com a Comitiva da Costa do Marfim, o governador Waldez Góes sancionou duas leis, de autoria da deputada Cristina Almeida. A primeira diz respeito a criação da Semana da África no Estado e a segunda é referente as infrações administrativas por atos de racismo e LGBTfobia nos equipamentos esportivos.
Para a parlamentar, as sanções retratam o reconhecimento por um estado mais igualitário e sem preconceito.
Texto: Emerson Renon / Foto: Kitt Nascimento