Equinócio das Águas foi marcado por atividades culturais, de saúde, de aventura e entregas
Programação no Monumento Marco Zero contou com muitas atividades, entre elas, entrega de veículo que vai estimular turismo pedagógico e social.
Programação no Monumento Marco Zero contou com muitas atividades, entre elas, entrega de veículo que vai estimular turismo pedagógico e social.
Neste domingo, 20, o Governo do Amapá promoveu a programação do Equinócio das Águas 2022 no monumento Marco Zero do Equador, fenômeno que marca a mudança de estações nos hemisférios Norte e Sul.
O evento contou com atividades culturais; vacinação contra a covid-19 e sarampo; prática de rapel no obelisco; pista de corda e a entrega do ônibus da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que coordena o evento.
Empreendedores e ambulantes tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos. A escritora Jacqueline Pharlam, aproveitou o momento para fazer a exposição do seu livro, intitulado Cicloturismo e Desenvolvimento Regional.
“Meu livro fala sobre o potencial do cicloturismo com o conceito do ecoturismo, na conservação das áreas, monumentos históricos e gerar renda para a população por meio do turismo de base comunitária. Encontrei a oportunidade perfeita de exposição nesse evento e já estou com poucas unidades”, comemorou Jacqueline.
Além dos turistas locais que sempre prestigiam o fenômeno, o Marco Zero também foi ponto de encontro para pessoas que nem imaginavam da existência do Equinócio, como é o caso da professora Renata Silva de São Paulo, que está em Macapá à trabalho.
“Me apropriar e conhecer um pouco a cultura e da mudança de estação na linha do equador foi uma experiência única”, revelou a paulista.
Veículo para roteiros turísticos
Na ocasião, a Setur fez a entrega de um ônibus. Uma ferramenta que vai contribuir para o desenvolvimento do turismo amapaense, oportunizando turismo pedagógico, social, visitas técnicas e fortalecendo as ações do órgão, em parceria com o trade turístico.
“Além de trabalharmos o fomento com as agências de turismo, com o veículo, vamos dar início às atividades do programa Educação para o Turismo (EducaTur) com roteiros turísticos para os alunos da rede pública de ensino. O calendário desse serviço para as escolas será conduzido pela Secretaria de Educação (Seed)”, explicou o diretor de planejamento de Turismo da Setur, Sandro Borges.
O veículo também poderá ser utilizado pelos meios de comunicação, como a imprensa e influenciadores digitais, em produções específicas de divulgação do turismo amapaense.
Equinócio
O Equinócio ocorre duas vezes ao ano, a primeira em março, conhecida como Equinócio das Águas e outra em setembro, chamada de Equinócio da Primavera. O fenômeno marca a troca das estações e o dia fica com a mesma duração da noite.
O Equinócio pode ser visto no Monumento Marco Zero, que ocorre quando o sol se posiciona no obelisco e projeta a sombra no hemisfério norte e sul ao mesmo tempo.
Por: Nathacha Dantas /Foto: Albenir Souza