A experiência de trabalho durante cheias no sul do estado inspirou profissionais do Governo do Amapá a escreverem o livro Plano de Contingência de Desastres Naturais na Atenção Primária em Saúde. A publicação, lançada nesta segunda-feira, 8, descreve as estratégias colocadas em prática para atender a população em situações de enchentes, como as que ocorreram no Rio Jari, nos anos de 2021 e 2022.
A organizadora do livro é a enfermeira Cintia do Socorro Matos, da Coordenadoria de Planejamento (Coplan) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Ela detalha que, ao longo dos dois anos, a equipe trabalhou na assistência aos moradores dos municípios atingidos (Laranjal do Jari e Vitória do Jari), intensificando a vigilância na prevenção de acidentes por animais peçonhentos e de doenças causadas pela contaminação da água.
Com a experiência, surgiu a iniciativa do livro, que descreve como colocar em prática o plano de contingência de desastres por causa naturais e pode ser utilizado por profissionais da área.
“O livro descreve como deve ser o planejamento de contingência no período de cheia dos rios, mostrando a melhor forma de prestar atendimento aos moradores e favorecendo, também, o trabalho dos gestores dessas localidades”, declara a enfermeira.
A edição está disponível em livrarias de Macapá e plataformas digitais de leitura.
Por: Roberta Corrêa /Foto: Gabriel Maciel