Equipes da operação Amapá Verde atuam no controle de incêndio florestal em Serra do Navio
Base avançada dos bombeiros montada pelo Governo do Estado em Pedra Branca do Amapari foi ativada para conter a queimada na noite de quinta-feira, 26.
Base avançada dos bombeiros montada pelo Governo do Estado em Pedra Branca do Amapari foi ativada para conter a queimada na noite de quinta-feira, 26.
Com equipes dos Bombeiros de prontidão, atuando de forma permanente nos municípios, a Operação Amapá Verde foi imediatamente acionada na noite de quinta-feira, 26, por volta das 19h40, para auxiliar no combate a um incêndio em uma região de mata, no município de Serra do Navio.
A apenas 20 quilômetros de distância, a base avançada de combate a incêndios florestais de Pedra Branca do Amapari foi ativada para reforçar os trabalhos preventivos e operacionais. Os militares trabalharam com o apoio de caminhões-pipa para controlar a proliferação do fogo, que não ofereceu risco à população. A ação contou ainda com apoio da Prefeitura de Serra do Navio e da empresa Mina Tucano.
"Ao chegar ao local, os integrantes do Corpo de Bombeiros constataram que o fogo estava confinado em um vale, sem risco de propagação para as residências, garantindo a segurança dos moradores. Por meio de um trabalho efetivo e intenso, o incêndio foi controlado por volta das 3h15 desta sexta-feira", explicou a capitã do Corpo de Bombeiros Militar, Greicy Kelly Sena.
Operação Amapá Verde
A Operação Amapá Verde é um conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo de Estado para prevenir e combater crimes ambientais e incêndios em vegetação no período de estiagem. A ação está na 7ª edição e faz parte da Operação Protetor dos Biomas, do Governo Federal.
A frente ostensiva, com mais de 700 membros da corporação, tem 13 ciclos de 10 dias cada, com cinco militares por equipe. A programação das atividades operacionais deve acontecer até o dia 11 de dezembro.
Por Ana Anspach/ Foto: Divulgação/CBM