Escola Municipal Cantinho do Amor recebe ação de incentivo à leitura nesta sexta-feira (21)
O Amapá News | 21/11/2025
Atividade integra a programação da Feira de Mulheres Escritoras do Amapá (FEMEA), que leva literatura e manifestações culturais a estudantes da rede pública
Por Mary Paes
A Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho do Amor, localizada no bairro Perpétuo Socorro, recebeu nesta sexta-feira (21), as escritoras Jaciara Martins e Adriana Idalino para uma sessão de contação de histórias. As autoras apresentaram “O Menino que foi ao Vento Norte”, de Bia Bedran, encantando as crianças com música, narrativa e imaginação. A atividade faz parte da Feira de Mulheres Escritoras do Amapá (FEMEA), que promove ações culturais voltadas ao incentivo à leitura nas escolas públicas do município.
A programação começou na terça-feira (18), na Escola Municipal Esforço Popular, onde alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participaram da abertura das atividades. Na quarta-feira (19), a iniciativa seguiu para o Centro de Educação Infantil O Pequeno Príncipe, animando as turmas no pátio da unidade.
Professora Alceni Almeida, do 1º período | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
A professora Alceni Almeida, do 1º período da EMEI Cantinho do Amor, destacou a importância do projeto.
“Sabemos que aspectos cognitivos são despertados por meio da contação de histórias, e por isso reforçamos a importância não só da escola, mas também da família em proporcionar momentos como este às crianças”, afirmou.
Para a escritora Jaciara Martins, a experiência é sempre enriquecedora. “É surpreendente a reação dos pequenos às brincadeiras e histórias. Eles aprendem com a gente, e nós aprendemos com eles. É uma troca em que todos ganham”, disse.
As escritoras e contadoras de histórias, Jaciara Martins e Adriana Idalino, fizeram a festa da criançada | Foto: Emanuelle Gomes /PMM
As apresentações percorrem diferentes escolas públicas de Macapá e são conduzidas pelas escritoras Rute Xavier, Lu de Oliveira, Jacy Martins e Adriana Idalino, que levam literatura, sensibilidade e protagonismo feminino às crianças.
Nesta edição, a iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto é contemplado pelo Edital PNAB 001/2024 – Feiras e Festivais, com recursos do Governo Federal e do Ministério da Cultura.