Estado Forte, Povo Seguro: Governo prepara ativação de patrulhamento aéreo com drones
O aparato tecnológico poderá ser utilizado em operações de busca e salvamento, gerenciamento de crises com reféns e rastreamento em áreas de difícil acesso

O Governo do Amapá prepara a implementação de mais uma ferramenta de aprimoramento da Segurança Pública: drones de alta tecnologia serão utilizados no em operações de alto risco e patrulhamento de regiões de difícil acesso.
Com investimentos que somam mais de R$360 mil do programa Estado Forte, Povo Seguro, foram 40 servidores de todos os órgãos da Segurança Pública e Defesa Social que concluíram a capacitação. O Governo do Estado já acumula mais de R$323 milhões aplicados na reestruturação do setor.
Segundo a Secretária de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), os agentes poderão utilizar os equipamentos em operações de busca e salvamento, gerenciamento de crises com reféns, combate estratégico a incêndios e rastreamento de criminosos.
"São equipamentos táticos, equipados com iluminação de alta potência, alto falantes e câmeras termográficas. São múltiplas as possibilidades de utilização das nossas instituições”, detalhou o representante da Sejusp, Ten. Cel. Marcelo Araújo
As câmeras de alta resolução transmitem a uma distância de até 10 km, que permitem maior autonomia no monitoramento de grandes extensões. A tecnologia já foi testada pelo Estado no patrulhamento do bloco de rua A Banda, ocorrido no dia 31 de julho, que posicionou drones diretamente conectados ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) em locais e horários estratégicos.
Por: Claudio Morais / Fotos: Ianca Moreira