Exames de mamografia e papanicolau terão marcação gratuita no Outubo Rosa da Assembleia e no Hospital do Amor

Diagnóstico precoce. Essas duas palavras podem significar a diferença entre vida e morte para milhares de mulheres quando o assunto é câncer de mama. Por isso, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) está desenvolvendo ações específicas para o Outubro Rosa, mês que simboliza o movimento mundial para chamar atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo mais comum de câncer entre mulheres. No dia 27 de outubro, a Divisão de Saúde da Alap, que fica no prédio anexo da instituição, oferecerá às funcionárias e seus familiares a possibilidade de realizar exames de glicemia, pressão e a marcação dos exames de mamografia e do Papanicolau gratuitamente das 8h às 13h. A mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos e o Papanicolau, que detecta câncer de colo de útero, é indicado a partir dos 25 anos.
"Além dos exames e das marcações, estaremos oferecendo vacinas para hepatite, febre amarela, tríplice viral, covid e, caso já apareça alguma irregularidade nos exames de glicose ou pressão, o doutor Bruno Martel, ginecologista do Hospital de Amor, estará presente e já fará consultas com essas servidoras", explica Ivone Miranda, diretora da Divisão de Saúde da assembleia. Segundo ela, as ações do Outubro Rosa estão contempladas dentro do Programa de Controle da Saúde do Servidor (PCSS), que existe desde 2003, mas está sendo ampliado nos últimos anos. "Teremos ainda psicólogas e assistentes sociais para conversar com as pacientes e acompanhar os diagnósticos. Isso vale não só para nossas servidoras, mas também para seus familiares. O câncer é uma doença que reflete em toda família e queremos dar assistência em todos as fases", completa. O prédio fica na esquina da Avenida Santos Dumont com a Avenida Desidério Antônio Coelho, no bairro de Santa Rita, em Macapá.
O médico Bruno Martel, ginecologista do Hospital de Amor de Amapá, especialista em patologia do trato genital inferior, explica que o Instituto de Prevenção, inaugurado há três anos, também oferece os exames preventivos gratuitamente. "A incidência de câncer de mama e de colo de útero entre as mulheres do estado é a maior, exceto os cânceres de pele. Só que, quando descoberto no início, a possibilidade de cura chega a 100% dos casos, por isso a gente insiste em lembrar que as mulheres devem realizar os exames anualmente", ressalta. E, ele enfatiza que ambos os exames são oferecidos para as amapaenses sem a necessidade de solicitação médica. "Aqui, no Instituto de Prevenção, trabalhamos com livre demanda o ano inteiro, é só vir marcar", afirma.
Martel esclarece que a necessidade de realização dos exames é maior em pacientes que tenham os fatores de risco, que são histórico familiar, tabagismo, obesidade, uso de anticoncepcionais, não ter tido nenhuma gravidez e o uso de terapia hormonal. "Recomendamos para mulheres também a vacina contra o HPV que é indicada principalmente para a faixa etária de 9 a 14 anos e pode ser encontrada gratuitamente nos postos municipais de saúde." A vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) tem como função prevenir doenças causadas pelo vírus, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer do colo do útero. Na programação do Outubro Rosa, o Hospital de Amor terá ainda, já na próxima segunda-feira (10), das 8h às 11h30, corte de cabelo e limpeza de sobrancelhas. No Dia 19 de outubro, haverá sorteio de brindes e música ao vivo na unidade e, no dia 28 de outubro, apresentação do grupo Marabaixo, corte de cabelo, limpeza de sobrancelhas, esmaltação e spa para os pés. Tudo isso gratuitamente na rua Carlos Daniel, 456, bairro Infraero II.
Por Thatiana Pimentel / Foto Externa: Gerson Barbosa / Foto Interna: Heider Torres