• Edição do Dia
Macapá

Festival de Fim de Ano movimenta a cidade e impulsiona a economia local durante o Rock Doido 360°

O Amapá News | 29/12/2025

Festival de Fim de Ano movimenta a cidade e impulsiona a economia local durante o Rock Doido 360° Programação garante lazer, geração de renda e segurança para a população

Por Sarah Lopes

A programação de Final de Ano promovida pela Prefeitura de Macapá tem garantido lazer à população e fortalecido a economia local. Neste sábado (28), o Festival de Final de Ano reuniu grande público na capital e oportunizou a geração de renda para centenas de empreendedores, que aproveitaram o fluxo de pessoas para ampliar as vendas neste período festivo de 2025.

De acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), cerca de 120 empreendedores foram credenciados para atuar durante o evento, distribuídos em segmentos como alimentação, bebidas, brinquedos, som automotivo e venda de acessórios, contribuindo diretamente para o aquecimento da economia local.

Entre os participantes estavam André Pantoja, de 25 anos, e seu pai, Benildo Pantoja, de 49 anos, que atuam há 15 anos no ramo de acessórios. A dupla aproveitou a programação para comercializar óculos no estilo Juliette, bonés e outros itens voltados ao público do Rock Doido 360°.

“Quando tem programação na cidade, a economia se movimenta. Estamos aqui garantindo renda para nossa família e deixando a população mais estilosa para curtir o melhor do Rock Doido em Macapá”, destacou Benildo Pantoja.

André Pantoja e seu pai, Benildo, celebram as vendas durante o Festival de Final de Ano | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

| Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Além de fomentar o comércio, o evento atraiu jovens de diferentes regiões da cidade. As amigas Estefany Mendes, de 23 anos, e Emily Alves, de 16 anos, compareceram à Praça Jacy Barata para curtir o JSOM e aproveitaram para adquirir acessórios no local.

“Quando chegamos aqui, vimos os empreendedores vendendo os óculos Juliette e aproveitamos para garantir um e curtir o show no estilo do JSOM”, relataram.

Estefany Mendes e Emily Alves compraram óculos e aproveitaram o Rock Doido 360° | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

| Foto: Emanuelle Gomes/PMM

No setor alimentício, as empreendedoras mãe e filha Vitória Brito, de 24 anos, e Ângela Campos, de 52 anos, participaram do evento comercializando fritas e comidas típicas. Presentes em outras programações promovidas pela Prefeitura, a família comemorou mais uma oportunidade de trabalho.

“Já participamos de outros eventos da prefeitura e sempre dá um bom retorno. Esse período de final de ano é muito importante para nós, porque conseguimos garantir uma renda extra e começar o ano mais tranquilos. Ficamos muito felizes em participar de mais essa edição”, afirmou.

As empreendedoras Vitória Brito e Ângela Campos tiveram boas vendas durante o evento | Foto: Emanuelle Gomes/PMM










Batata frita e macaxeira | Foto: Emanuelle Gomes/PMM

Segurança

Para assegurar a tranquilidade do público e dos trabalhadores, a Guarda Civil Municipal contou com 80 guardas, divididos entre equipes em viaturas e a pé, atuando em pontos estratégicos durante toda a programação. O evento também contou com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e da Cruz Vermelha do Amapá.

Trânsito

A mobilidade urbana foi garantida pela Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), que realizou o fechamento e a fiscalização de vias próximas ao local do evento, orientando condutores e pedestres para assegurar a fluidez e a segurança no trânsito.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou um posto de atendimento na Praça Jacy Barata, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de plantão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também reforçou a assistência, com duas unidades móveis prontas para atender possíveis ocorrências.