• Edição do Dia
Publicidade I
Brasil

FGTS: saque-aniversário tem pontos positivos e negativos

Opção de acesso ao saldo do fundo pode ser um alívio para as contas, mas também traz alguns prejuízos para o trabalhador no médio e longo prazo. Saiba mais

O Amapá News | 11/07/2022

FGTS: saque-aniversário tem pontos positivos e negativos Por meio do benefício, é possível receber até R$ 3,9 mil todo ano no mês de nascimento

saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma opção alternativa para ter acesso ao saldo do fundo enquanto ainda se está trabalhando. Desta forma, não é preciso esperar ser demitido sem justa causa, aposentar-se ou se enquadrar nas demais situações que permitem o resgate. Por meio desse tipo de saque, é possível receber até R$ 3,9 mil todo ano, sempre no mês de nascimento.

Todo trabalhador com carteira assinada tem uma conta aberta na Caixa Econômica Federal na qual o empregador deve, obrigatoriamente, depositar mensalmente o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. O saldo do FGTS é formado pelo total desses depósitos mensais.

A Caixa Econômica Federal já liberou a retirada do saque-aniversário do FGTS de 2022 para os nascidos no mês de julho. Se você atua com carteira assinada pode fazer o pedido agora e receber o benefício ainda neste mês.

ADESÃO

A adesão pode ser feita de forma on-line ou presencial, pelas seguintes vias: aplicativo do FGTS, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS; site fgts.caixa.gov.br; internet banking da CAIXA ou nas agências do banco federal.

Essa modalidade de saque é opcional e dá direito a uma retirada por ano. Quem pedir depois de passar o mês de aniversário só darão direito ao saque no ano seguinte. Uma vez liberado, os beneficiados têm acesso ao dinheiro por meio do aplicativo do FGTS. A grana fica disponível para retirada por até 60 dias após o mês de nascimento. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para o fundo de garantia em nome do empregado.

É possível antecipar até 5 anos de recebimento do dinheiro, o que pode ajudar a sair do sufoco financeiro e evitar entrar na famosa bola de neve de dívidas, pois os juros são baixos (a Caixa cobra 1,49% apenas), o dinheiro é depositado na conta do trabalhador no dia seguinte à contratação e não pesa no orçamento, já que não terá prestação mensal. O montante solicitado é liberado de uma só vez e o cidadão não precisa se preocupar com o pagamento, que será debitado automaticamente todo ano, no mês de nascimento, quando o crédito cair.

Para pedir a antecipação nem é preciso sair de casa. Isso porque o pedido pode ser feito à Caixa pelo celular ou pelo computador, via Internet Banking Caixa, aplicativo Mobile Banking Caixa ou até pelo app Caixa Tem. A solicitação por vias digitais é recebida de segunda a sexta, das 7h às 19h. Outros bancos oferecem essa opção de empréstimo e cada um tem autonomia para praticar percentuais diferentes de juros nessa transação financeira.

Autor: JConcursos / Foto: MARCELLO CASAL JR / AGÊNCAI BRASIL



Publicidade