Governador do Amapá, Clécio Luís recebe Medalha do Mérito Naval: 'fruto de anos de parceria'

O governador do Amapá, Clécio Luís Vilhena Vieira, foi homenageado nesta quarta-feira, 22, pela Marinha do Brasil com a Medalha do Mérito Naval. A condecoração foi entregue em cerimônia na Capitania dos Portos do Amapá, em função da qualificada atuação do Chefe do Poder Executivo amapaense em parceria com a organização militar.
"Essa medalha é a mais alta com decoração que um civil pode receber da Marinha do Brasil e, por isso, é uma honra para mim. Isso é fruto de um trabalho de anos feito em parceria com a Marinha, que tem importância gigantesca sobretudo para nós da Amazônia. Com a perspectiva do petróleo e de novas rotas marítimas, a Marinha é ainda mais fundamental para o desenvolvimento do Amapá, o que aumenta o nosso compromisso com a Marinha", afirmou Clécio Luís ao ser homenageado.
A Medalha do Mérito Naval é uma honraria concedida pela Marinha do Brasil a civis, militares e instituições, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à Força Naval ou contribuído significativamente para o fortalecimento das tradições navais e dos valores da Marinha.
Medalha do Mérito Naval é uma das mais importantes e tradicionais condecorações da Marinha
Foto: Jessé Matos/Agência Grito
Além do governador do Amapá, a medalha também foi entregue ao deputado federal Dorinaldo Malafaia, como forma de valorizar os serviços prestados pelos homenageados à Pátria e à Marinha. Clécio já foi agraciado com outro reconhecimento da Marinha, a medalha Mérito Tamandaré, durante cerimônia realizada em janeiro no Navio-Auxiliar Pará, quando esteve ancorado em Santana.
"A medalha reconhece o governador Clécio Luís como uma liderança e indutora da potencialidade da Força Naval, principalmente em um estado no qual as atividades marítimas são e serão cada vez mais vitais na matriz de desenvolvimento social e econômico. Isso nos enaltece e nos orgulha, por isso o reconhecimento por seu alinhamento aos nossos ideais, valores e aspirações", citou o vice-almirante Adriano Batista, comandante do 4º Distrito Naval.
A Ordem do Mérito Naval é uma das mais importantes e tradicionais condecorações da Marinha do Brasil, criada em 1934 pelo então presidente Getúlio Vargas.
Marinha do Brasil reconhece civis que prestaram serviços à Força Naval
Foto: Jessé Matos/Agência Grito