• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Governador pede união para o desenvolvimento do Amapá na posse dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa

Cerimônia para a legislatura 2023/2027 ocorreu nesta quarta-feira (1º), no Palácio Nelson Salomão.

O Amapá News | 02/02/2023

Governador pede união para o desenvolvimento do Amapá na posse dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa No discurso, Clécio Luís reforçou as prioridades de investimentos do novo governo.

Na posse dos deputados da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) da legislatura 2023/2027, o governador Clécio Luís pediu união aos parlamentares e consenso em prol do desenvolvimento do estado, aproveitando o bom momento que vive a política amapaense. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (1º), no Palácio Nelson Salomão.

"Vivemos um momento ímpar, com uma série de fatores que estão soprando um vento bom. Não podemos perder essa oportunidade que o povo do Amapá e a história estão nos dando. Podemos não ter unanimidade sempre, mas podemos construir consensos", comentou Clécio.

No discurso, ele reforçou as prioridades de investimentos do novo governo: garantir segurança jurídica e política; saúde pública com dignidade humana; fortalecimento da economia, da infraestrutura e da logística; combate à insegurança alimentar; e melhorar o desempenho de crianças e adolescentes nas escolas.

"A educação é tão importante quanto a saúde, quanto aplacar a fome das pessoas, mas tem outra pauta estratégica, que é desenvolver o nosso estado. E criar consensos significa que temos que ter o apoio da Assembleia, do Judiciário, do Ministério Público, com segurança política e jurídica, que é isso que os empreendedores estão ávidos para poderem investir no Amapá", destacou o governador.

Clécio Luís participou da cerimônia acompanhado da primeira-dama, Priscilla Flores, do vice-governador Teles Júnior e da equipe técnica do Governo.

Nova composição

Foram empossados 24 deputados estaduais, dos quais 14 já atuavam da legislatura anterior e foram mantidos na Casa pelos próximos 4 anos. Do total, 7 mulheres foram empossadas como deputadas - uma a menos que na legislatura 2019/2023.

Delegado Inácio (PDT), eleito pela primeira vez como deputado estadual, foi o mais votado no pleito de 2022 e discursou em nome dos parlamentares. Ele afirmou que a atuação da Casa deve ser unida e de forma crítica.

"Ao mesmo tempo que inicio minha jornada no primeiro mandato, temos um novo governador. Vamos contribuir com os projetos do Estado que representam melhorias para a vida da nossa gente, mas também seremos firmes em questionar propostas que possam representar riscos. Tenha certeza de que, em seu conjunto, esta Casa também será propositiva", pontuou.

O presidente da Alap, Kaká Barbosa (PL), foi empossado pela 6ª vez para o cargo e reiterou que os parlamentares têm a obrigação de legislar por melhores condições para quem vive no Amapá.

"Hoje vemos uma Casa com representantes de muitos municípios. Aqui é a casa do povo e os deputados estão aqui para ajudar o povo. Já vi que o governo tem se empenhado em desenvolver o estado, em melhorar a saúde. Tenha certeza, governador, que esta Casa vai atuar em benefício do Amapá, no que for para melhorar o estado", declarou o parlamentar.

Conforme o Regimento Interno da Casa, após serem empossados, os deputados deverão ainda eleger a nova Mesa Diretora. A eleição foi marcada para quinta-feira (2).

Por: Fabiana Figueiredo/ Foto: Erich Macias