Governo alcança mais de 300 mulheres de Mazagão com exames laboratoriais e de imagem
Ação de saúde também ofertou consultas com clínico geral, que analisou os exames de imagens
Ação de saúde também ofertou consultas com clínico geral, que analisou os exames de imagens
O Governo do Amapá alcançou mais de 300 mulheres do município de Mazagão com ações de saúde para oferta de exames laboratoriais e de rotina, além de consultas médicas. Os atendimentos aconteceram nesta terça-feira, 8, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. Foram realizados mais de 1.200 exames laboratoriais de rotina como hemograma, triglicérides e tireoide.
Um dos objetivos da ação, que ocorreu na Unidade Mista de Saúde (UMS), foi descentralizar a oferta de exames de ultrassonografia para detectar, de forma precoce, patologias em mulheres que possam ter alteração nas mamas, tireoide, colo do útero e abdome. Também foram ofertadas ultrassonografias obstétricas em gestantes para verificar a saúde dos bebês.
As mulheres tiveram, ainda, acesso a consultas com clínico geral, que analisou os exames de imagens. Segundo o coordenador de gestão de unidades descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Diego Gama, a ação faz parte do projeto de ultrassom itinerante, que, a cada mês, visitará um município amapaense.
“As cidades do interior têm uma fragilidade em ofertar esse serviço para a população, então resolvemos descentralizar e facilitar o acesso para o usuário”, explicou.
Atenção à Mulher
O Governo do Amapá tem trabalhado para reforçar a rede de atendimento à mulher. Em fevereiro, a Sesa deu início, no município de Amapá, ao projeto que leva atendimentos ginecológicos para rastreio precoce de doenças como câncer de útero e outros problemas uterinos além da oferta de dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre, método contraceptivo que atua por até 10 anos, em pacientes elegíveis.
A previsão é que ainda no primeiro semestre o projeto passe pelos municípios de Cutias do Araguari, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Calçoene, Serra do Navio, Pracuúba e Vitória do Jari.
Por Claudia/ Foto: Arquivo Sesa