• Edição do Dia
Publicidade I
Mazagão

Governo alcança mais de 300 mulheres de Mazagão com exames laboratoriais e de imagem

Ação de saúde também ofertou consultas com clínico geral, que analisou os exames de imagens

O Amapá News | 09/03/2022

Governo alcança mais de 300 mulheres de Mazagão com exames laboratoriais e de imagem Ação deverá passar por outros municípios levando exames laboratoriais e de ultrassonografia

O Governo do Amapá alcançou mais de 300 mulheres do município de Mazagão com ações de saúde para oferta de exames laboratoriais e de rotina, além de consultas médicas. Os atendimentos aconteceram nesta terça-feira, 8, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. Foram realizados mais de 1.200 exames laboratoriais de rotina como hemograma, triglicérides e tireoide.

Um dos objetivos da ação, que ocorreu na Unidade Mista de Saúde (UMS), foi descentralizar a oferta de exames de ultrassonografia para detectar, de forma precoce, patologias em mulheres que possam ter alteração nas mamas, tireoide, colo do útero e abdome. Também foram ofertadas ultrassonografias obstétricas em gestantes para verificar a saúde dos bebês.

As mulheres tiveram, ainda, acesso a consultas com clínico geral, que analisou os exames de imagens. Segundo o coordenador de gestão de unidades descentralizadas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Diego Gama, a ação faz parte do projeto de ultrassom itinerante, que, a cada mês, visitará um município amapaense. 

“As cidades do interior têm uma fragilidade em ofertar esse serviço para a população, então resolvemos descentralizar e facilitar o acesso para o usuário”, explicou.

Atenção à Mulher

O Governo do Amapá tem trabalhado para reforçar a rede de atendimento à mulher. Em fevereiro, a Sesa deu início, no município de Amapá, ao projeto que leva atendimentos ginecológicos para rastreio precoce de doenças como câncer de útero e outros problemas uterinos além da oferta de dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre, método contraceptivo que atua por até 10 anos, em pacientes elegíveis.

A previsão é que ainda no primeiro semestre o projeto passe pelos municípios de Cutias do Araguari, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Calçoene, Serra do Navio, Pracuúba e Vitória do Jari.

Por Claudia/ Foto: Arquivo Sesa