Governo do Amapá implanta cirurgias ortopédicas no Hospital Estadual de Santana
Procedimentos serão feitos na unidade cirurgias de pediátricas e adultas de baixa e média complexidade.
O Hospital Estadual de Santana (HES) passou a ofertar cirurgias ortopédicas de urgência e emergência, além de eletivas, para pacientes adultos e pediátricos atendidos na unidade. O novo serviço foi ativado na terça-feira (1º).
A partir de agora, serão feitas cirurgias de ortopédicas de baixa e média complexidade como estabilização de fraturas das extremidades, fêmur, membros superiores. Para dar suporte aos atendimentos, foi inaugurada a sala de gesso hospitalar, onde o paciente recebe os primeiros atendimentos e são realizados pequenos procedimentos, como a imobilização do membro fraturado.
O ortopedista Rodolfo Amoêdo explicou que, inicialmente, serão realizadas de 4 a 5 cirurgias por semana para realizar o dimensionamento da demanda e expandir o serviço.
“É uma realização poder ofertar um atendimento de qualidade para a população que nos procura. A rapidez no atendimento ortopédico é essencial para garantir a prevenção de mais lesões para o paciente e é isso que estamos buscando”, afirmou o médico.
A ativação do serviço irá ajudar a diminuir a demanda ortopédica do Hospital de Emergência (HE), em Macapá – a principal referência em atendimentos ortopédicos emergenciais cirúrgicos.
Os atendimentos de alta complexidade, como cirurgias de coluna ou que exijam colocação de prótese, serão encaminhados para o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal).
Por: Claudia Cavalcanti /Foto: Arquivo Sesa