• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Governo do Amapá inicia aulas para mais de 2 mil alunos

Inicia aulas para mais de 2 mil alunos de Centros de Educação Profissional em Macapá e Santana

O Amapá News | 16/04/2024

Governo do Amapá inicia aulas para mais de 2 mil alunos Do violino ao francês básico, são ofertados mais de 40 cursos profissionalizantes de foros estudantes/ Foto: Márcio Bezerra/Seed

Por: Léo Nilo

Mais de 2 mil pessoas deram o primeiro passo rumo a um novo futuro profissional nesta segunda-feira, 15, com o início das aulas em oito Centros de Educação Profissional de Macapá e Santana. Os alunos se dividem em mais de 40 cursos ofertados gratuitamente pelo Governo do Amapá como uma forma de impulsionar a qualificação da população, uma das metas do Plano de Governo da atual gestão. 

O número recorde de alunos representa a ampliação no número de vagas nos centros educacionais e de cursos de formação profissional como francês básico, ilustrador, contrabaixo elétrico, técnico em enfermagem, mestre de obras, assistente de recursos humanos, produtor de licores. A etapa do processo seletivo alcançou mais de 15 mil pessoas inscritas.

No Centro Cultural Franco Amapaense, no bairro Central de Macapá, os novos estudantes tiveram o primeiro contato com as aulas de produção de biojóias e pintura em tecido. Para a aposentada Jacinta Aquino, de 67 anos, ingressar no curso representa uma oportunidade de se qualificar e aproveitar o tempo com atividades desafiadoras. 

“Já fiz outros cursos no Centro Franco Amapaense, e esse ano vi uma procura muito maior pelas aulas. Fico feliz com isso, porque mostra que a população está percebendo a qualidade do trabalho desenvolvido. As aulas me ajudam com os meus artesanatos, e são responsáveis pela renda de grande parte das pessoas aqui”, conta a estudante.

Para a diretora adjunta do Centro Cultural Franco Amapaense, Rachel Bezerra, os cursos profissionalizantes são uma alternativa importante para as famílias que buscam outra fonte de renda, proporcionando oportunidades para além dos cursos superiores tradicionais. 

“Estamos com uma expectativa muito boa para esse ano letivo, diante do processo seletivo de grande sucesso que tivemos. A gente tem visto que, depois da pandemia, as pessoas estão procurando outras formas de garantir a sua renda. Os cursos da educação profissional são mais uma opção para ingressar no mercado de trabalho. No Franco Amapaense, temos a perspectiva de expansão muito grande”, pontua a gestora. 

O entusiasmo das aulas foi compartilhado pelas outras instituições profissionalizantes, como o Centro de Educação em Música Walkíria Lima, no bairro Central de Macapá, onde os estudantes se familiarizaram com os diversos instrumentos musicais ensinados. 

Além das aulas de violão, violino e piano, os estudantes de música foram reunidos para uma aula magna no auditório da instituição, que apresentou o espaço para a nova turma e deu início ao ano letivo com muita música



Publicidade