Governo do Amapá participa da Semana Nacional de Trânsito
Semana Nacional de Trânsito com programação educativa para a segurança viária
O Governo do Amapá promove, de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito, com uma programação estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro, para incentivar a mobilização da sociedade por uma cultura de segurança e paz nas vias públicas.
Nesta quarta-feira, 18, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP) realizou a abertura das atividades no estado. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades dos órgãos de trânsito, reforçando a participação conjunta nas ações de educação e fiscalização durante a semana.
diretor-presidente do Detran-AP, Rorinaldo Gonçalves
Foto: Fabiano Menezes/Detran“O Amapá se une neste momento para celebrar a Semana Nacional de Trânsito, em que haverá os esforços dos órgãos de segurança para ampliar o alcance da educação no trânsito, bem como ações de fiscalização para reforçar a segurança entre pedestres, ciclistas e condutores”, ressaltou o diretor-presidente do Detran-AP, Rorinaldo Gonçalves.
Serão realizadas ações educativas com blitzes e palestras nas escolas, organizadas pela Escola Pública de Trânsito. A campanha também estará presente nos eventos realizados pelo Governo do Estado, com estandes do Detran no Festival Equinócio, de 20 a 22 de setembro, no sambódromo da capital
População poderá experimentar os óculos simuladores de embriaguez e outros jogos educativos
Foto: Fabiano Menezes/DetranAo visitar os espaços, a população poderá experimentar os óculos simuladores de embriaguez, ação coordenada pela Operação Lei Seca, e o tapete educativo para crianças, um jogo interativo sobre as regras de trânsito criado pela Escola Pública de Trânsito. As atividades foram sucesso durante a 53ª Expofeira do Amapá, atraindo milhares de visitantes.
A Semana Nacional de Trânsito no Amapá terá, ainda, a atuação repressiva da Operação Lei Seca, que fará abordagens de condutores para verificar possíveis irregularidades no trânsito, utilizando mecanismos como o teste de alcoolemia, além da Operação Descarga Livre, que tem o objetivo de coibir a atuação de motoristas que dirigem veículos com escapamento adulterado.
Da redação: Por Vithória Barreto/ Foto: Fabiano Menezes/Detran