Governo do Amapá realiza campanha de combate ao sarampo em escolas de ensino infantil
Crianças, pais e trabalhadores das unidades de ensino foram o foco do trabalho de imunização.

Com foco em promover campanhas de combate ao sarampo em locais estratégicos, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) deu início a um trabalho de imunização nas escolas municipais de ensino infantil de Macapá. O público-alvo é formado pelas crianças, pais, responsáveis e funcionários das unidades de ensino.
Equipes de vacinadores contratados pelo Estado fazem a imunização. O diretor José Roberto da Escola Ana Cristina Ramos, no bairro Perpétuo Socorro, reconheceu o alcance do trabalho.
“São 482 alunos nas escolas, a vinda da equipe facilita a vacinação, sem gerar aglomerações e transtornos, os profissionais que vieram aqui atenderam com muita calma a todos, quem ganha com isso não é só a escola, mas toda comunidade do bairro” afirmou o gestor.
A ação segue até a quarta-feira, 8, das 8h às 17h nas seguintes escolas:
Ações no interior
As ações também continuam nos municípios do Laranjal do Jari e de Santana e são realizadas de forma itinerante de casa em casa, para que sejam alcançadas as comunidades mais distantes e descobertas pelas equipes de saúde do município.
Vacinação
Dos dias 9 a 14 de agosto, o Governo do Estado vacinou 1.416 pessoas com a tríplice viral (protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e 1.249 contra influenza, no município de Santana. Em Macapá, no mesmo período, 835 pessoas tomaram a tríplice viral e 1.215 a influenza, no município de Laranjal do Jari as ações alcançaram 409 pessoas imunizadas contra o sarampo e 508 contra influenza.
Segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), o Estado do Amapá está com 46,43% de cobertura vacinal para primeira dose de sarampo e 23,94% para segunda dose.
Para a influenza, mais de 163 mil doses foram aplicadas. Esta vacina foi liberada, pelo Ministério da Saúde, para o público pessoas acima de 6 meses de idade.
Casos de Sarampo
Atualmente o estado ainda é considerado como surto de sarampo, dados da SVS mostram que, até 31 de julho, 424 foram confirmados e 31 continuam em investigação. Eles se concentram em Macapá - com 353 casos - e em Santana que registrou 28 casos.
Por: Nathanael Zahlouth .Colaboradores: Marcelo Guido /Foto: Marcelo Guido