Governo do Estado do Amapá confirma casos da variante Delta
Três foram detectados

O Governo do Amapá confirmou três casos da chamada variante Delta da covid-19 no Estado, mais especificamente na capital, Macapá. A informação foi passada pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), que fez o sequenciamento genético das amostras e confirmou os casos da linhagem da variante Delta.
Os três pacientes já estavam vacinados contra a Covid-19 e nenhum deles apresentou agravamento do quadro, um deles inclusive já está curado da doença. Os outros dois estão com quadro estável, ambos em isolamento familiar, sem necessidade de internação.
O paciente de 27 anos é do sexo masculino e teve o atendimento realizado em uma unidade de saúde no dia 5 de agosto. Este paciente tomou a primeira dose do imunizante da Pfizer. O paciente de 39 anos é também é do sexo masculino e foi atendido no dia 5 de agosto. Ele tomou as duas doses de vacina, no caso, Astrazeneca. O terceiro caso é de uma mulher de 63 anos, que foi atendida no dia 3 de agosto. Ela tomou a primeira dose da Astrazeneca.
Para o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, o estado de saúde nos três casos não agravou em razão deles já terem iniciado seus ciclos vacinais contra o coronavírus. “O histórico de vacinação contra a Covid-19 tem mostrado que os imunizantes usados no Brasil têm sido eficazes contra todas as variantes até aqui detectadas, e, também, foi assim nesses casos do Amapá”.
Ele também descartou que o contágio dos três pacientes tenha relação com os navios estrangeiros fundeados no rio Amazonas.
A SVS comunicou o Ministério da Saúde (MS) da confirmação. O rastreio com as pessoas que tiveram contato com estes pacientes será realizado, através de telemonitoramento, realização de exames e acompanhamento clínico, caso seja necessário.
Texto: Nathanael Zahlouth / Foto: Ascom/SVS