• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Governo do Estado do Amapá confirma casos da variante Delta

Três foram detectados

O Amapá News | 11/09/2021

Governo do Estado do Amapá confirma casos da variante Delta Variante Delta foi detectada, após investigação laboratorial realizada na Fundação Oswaldo Cruz, confirmada por meio de sequenciamento genético das amostras

O Governo do Amapá confirmou três casos da chamada variante Delta da covid-19 no Estado, mais especificamente na capital, Macapá. A informação foi passada pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), que fez o sequenciamento genético das amostras e confirmou os casos da linhagem da variante Delta.

Os três pacientes já estavam vacinados contra a Covid-19 e nenhum deles apresentou agravamento do quadro, um deles inclusive já está curado da doença. Os outros dois estão com quadro estável, ambos em isolamento familiar, sem necessidade de internação.

O paciente de 27 anos é do sexo masculino e teve o atendimento realizado em uma unidade de saúde no dia 5 de agosto. Este paciente tomou a primeira dose do imunizante da Pfizer. O paciente de 39 anos é também é do sexo masculino e foi atendido no dia 5 de agosto. Ele tomou as duas doses de vacina, no caso, Astrazeneca. O terceiro caso é de uma mulher de 63 anos, que foi atendida no dia 3 de agosto. Ela tomou a primeira dose da Astrazeneca.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, o estado de saúde nos três casos não agravou em razão deles já terem iniciado seus ciclos vacinais contra o coronavírus. “O histórico de vacinação contra a Covid-19 tem mostrado que os imunizantes usados no Brasil têm sido eficazes contra todas as variantes até aqui detectadas, e, também, foi assim nesses casos do Amapá”.

Ele também descartou que o contágio dos três pacientes tenha relação com os navios estrangeiros fundeados no rio Amazonas.

A SVS comunicou o Ministério da Saúde (MS) da confirmação. O rastreio com as pessoas que tiveram contato com estes pacientes será realizado, através de telemonitoramento, realização de exames e acompanhamento clínico, caso seja necessário.

Texto: Nathanael Zahlouth  / Foto: Ascom/SVS



Publicidade