Governo entrega novos prédios para escolas de comunidades rurais em Ferreira Gomes
São duas estruturas erguidas com recursos do Tesouro Estadual nas comunidades de Terra Preta e Paredão.
São duas estruturas erguidas com recursos do Tesouro Estadual nas comunidades de Terra Preta e Paredão.
O Governo do Amapá entregou à população das comunidades rurais de Terra Preta e Paredão, no município de Ferreira Gomes, novos prédios das escolas municipais Coaraci Nunes e Nossa Senhora do Rosário.
O Estado investiu R$1,2 milhão para erguer as estruturas das duas instituições por meio de um convênio com a prefeitura. Os alunos das comunidades agora poderão usufruir de um ambiente seguro, moderno, com espaço que possui acessibilidade para cadeirantes, quatro salas de aulas amplas, secretaria, diretoria, refeitório, pátio e banheiros.
Ambas as estruturas tem a capacidade de receber, por turno,180 alunos e atenderão da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O convênio foi administrado pela Secretaria de Desenvolvimento das Cidades (SDC). De acordo com o gestor da pasta, Luiz Carlos, cada prédio recebeu o investimento de R$600 mil reais para que fossem construídos dentro das comunidades, pois as escolas não possuíam um prédio próprio, fazendo com que os alunos tivessem que se locomover até a zona urbana para poder estudar.
“Agora, estamos trabalhando para equipar os prédios que já estão prontos para a comunidade. Um dos focos centrais do Governo é a educação e sempre trabalhamos em favor da comunidade, que precisa de um ambiente escolar seguro e estruturado”, destacou o secretário.
O Prefeito de Ferreira Gomes, Divino Rocha, reforçou que a construção dos prédios só foi possível graças à parceria.
“O Governo sempre tem nos apoiado para o desenvolvimento de Ferreira Gomes. Além das escolas, vamos entregar à população dois campos de futebol, frutos desses convênios voltados para educação, esporte e lazer, que são setores muito importantes para a comunidade”, destacou o prefeito.
Mais conforto e estrutura
A Escola Coaracy Nunes fica na comunidade de Paredão e a Escola Nossa Senhora do Rosário, em Terra Preta.
A dona de casa Cleidiane Santos tem 32 anos e reside em Paredão há mais de duas décadas. Ela relatou que essa é uma grande conquista para sua família, pois seus dois filhos, Wesley de 4 anos e Alison de 7 anos, precisavam se deslocar à zona urbana para estudar.
“Estou muito feliz pois, agora, temos uma escola linda e bem pertinho de casa. Tenho certeza que não só eu, mas muitos pais e alunos estão felizes com essa conquista, pois a gente não tinha um prédio próprio”, declarou Cleidiane.
O pequeno Mateus Cunha, de 10 anos, é aluno do 5º ano da Escola Nossa Senhora do Rosário. Empolgado, ele conta que não vê a hora de estrear sua nova sala de aula.
“Fico Feliz em ver minha escola tão bonita, agora vamos ter mais espaço”, revelou o garoto.
A mãe de Mateus, Ruth Cunha, 49 anos, explicou que a escola funcionava em uma residência locada para prefeitura, localizada na entrada da comunidade.
“A escola não é só um prédio que está sendo entregue pra comunidade, e sim mais segurança para nossas crianças. Essa é uma grande conquista para todos nós, moradores de Terra Preta”, frisou Ruth.
Por: Jamylle Nogueira /Foto: Erick Macias