• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Governo realiza capacitação para militares recém-contratados que irão atuar nas escolas cívico-militares

Os novos profissionais irão compor os quadros das unidades de ensino da rede estadual que fazem parte do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar.

O Amapá News | 19/10/2022

Governo realiza capacitação para militares recém-contratados que irão atuar nas escolas cívico-militares Os novos profissionais irão compor o quadro técnico de gestão educacional das quatro unidades de ensino

A Secretaria da Educação (Seed) realizou nos dias 18 e 19 de outubro, a capacitação dos militares recém-contratados que irão atuar nas escolas do Programa Nacional Cívico-Militar (Pecim) que fazem parte da rede estadual de ensino.

O intuito da capacitação realizar a ambientação dos militares quanto a atuação profissional; compreensão do processo educacional e como o trabalho é desenvolvido nessas unidades.  Ao todo a rede estadual possui quatro escolas com modelos de ensino cívico-militares.

O Coronel Rubinart, que é Coordenador Regional da Amazônia Oriental e  administra o Programa de Escolas Cívico-Militares nos estados do Amapá, Pará e Maranhão, falou sobre a importância desse momento para entendimento do programa.

No modelo da escola cívico-militar, o oficial de gestão escolar ele trabalha da porta da sala de aula pra fora, cada um no seu nível de engajamento atuando nas áreas que prevê o programa, educacional, didática e pedagógica, administrativa. Cada profissional no seu setor, sempre em cooperação com seu corpo decente, o oficial ele não vai substituir o professor” Disse o coordenador regional.

O Programa de escolas Cívico-militares é uma estratégia do Governo Federal, que busca o compartilhamento de gestão escolar civil com órgãos militares do estado e/ou forças armadas. Mas a comunidade escolar e do entorno precisa aprovar esta modalidade. E essa opção é feita através de votação.

Toda a rede pública estadual de ensino possui quatro escolas que já atuam com esse modelo, são elas: Escola Nilton Balieiro; Antônio Lima Neto; Mineko Hayashida, localizada no Laranjal do Jari e a Escola Duque de Caxias, localizada no município de Oiapoque.

Por: João Marcos Chaves / Foto: Vandy Ribeiro / Seed



Publicidade