Grêmios Estudantis
Governo do Amapá promove reunião de alinhamento para fortalecimento dos Grêmios Estudantis

Governo do Amapá promove reunião de alinhamento para fortalecimento dos Grêmios Estudantis
O Governo do Estado promoveu uma reunião de alinhamento para a implementação e fortalecimento dos grêmios estudantis na rede estadual, no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) na quinta-feira, 13. A iniciativa busca formar líderes estudantis e reforça a importância dos grêmios como espaços de participação ativa dos alunos na gestão escolar.
A campanha e formação das organizações na rede estadual de ensino será realizada em modalidade presencial e virtual, abrangendo as 16 cidades do estado do Amapá, incluindo escolas indígenas e quilombolas.
CONFIRA O CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) a meta do projeto é implantar e fortalecer os grêmios estudantis em todas as 136 escolas estaduais de ensino médio, promovendo valores como cidadania, ética, imparcialidade e gestão democrática, além de 136 gestores escolares e 136 professores orientadores.
Gizelle Laís, Assessora para Projetos Especiais da Seed
Foto: Luan Macêdo/Seed
"Foi o primeiro planejamento estratégico para a implantação e formação dos grêmios estudantis da rede estadual. Nossa meta para é com a formação de cidadania, ética, imparcialidade, que envolvem muitas habilidades fáceis para formação cidadã", explicou Gizelle Laís, assessora para Projetos Especiais da Seed.
O debate contou com a participação de representantes da Seed e instituições parceiras, como a Universidade Estadual do Amapá (Ueap), o Ministério Público do Estado (MP-AP), a Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), e as Secretarias de Políticas para a Juventude (Sejuv) e de Mobilização e Participação Popular (Semopp) consolidando um planejamento estratégico voltado para a formação cidadã dos estudantes do ensino médio.
Representantes da Seed, TRE, MP, CNDE, Ueap, Sejuv e Semopp durante reunião de alinhamento
Foto: Luan Macêdo/Seed
"Cada parceiro traz sua proposta de trabalho, alinhada ao fortalecimento do protagonismo juvenil e à formação cidadã", ressaltou Gizelle.
Cada instituição contribuirá com formações específicas voltadas para gestores, professores orientadores e estudantes, garantindo que o processo de implementação dos grêmios ocorra com organização e transparência.
Equipe técnica e representantes institucionais discutem estratégias para fortalecer o protagonismo juvenil
Foto: Luan Macêdo/Seed
Parcerias e Engajamento
Etapas do Planejamento Estratégico
Palestras e oficinas presenciais e virtuais com os seguintes temas: