ia Mundial da Água: Governo do Amapá realiza ação para conscientizar crianças
Parceria conta com apoio do Ministério Público Estadual e do projeto social 'Rio Amazonas Limpo e Saudável'.

As crianças da Escola Estadual Aracy Corrêa Alves, no bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, tiveram lições sobre como cuidar da água durante uma programação na manhã desta quarta-feira, 20. O evento é realizado pelo Governo do Amapá, Ministério Público do Estado e pelo projeto social 'Rio Amazonas Limpo e Saudável'. A ação segue até sexta-feira, 22, Dia Mundial da Água, com apresentações teatrais e exposições sobre o meio ambiente.
O objetivo é promover a conscientização das crianças sobre a 14ª meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas. A proposta trata da preservação da vida na água, com foco nos rios de água doce, como explicou a chefe da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (Seed), Carla Nobre.
“Os cuidados com a água ajudam a evitar doenças como a dengue, já que o mosquito se prolifera em recipientes com água parada”, acrescenta Carla.
A estudante Cristine Silva de Lima, de 8 anos, conta que já chegou a testemunhar pessoas jogando objetos no Rio Amazonas, que banha Macapá.
“Se a gente não cuidar do Rio, a gente não vai conseguir viver, porque a água mantém o nosso corpo vivo”, pontuou Cristine.
O projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável é composto por um grupo de pessoas liderado pela psicóloga Sandra Torrinha. Ela contou que a iniciativa existe há treze anos e nasceu na própria família.
“Meu pai me educou para cuidar do meio ambiente. Depois que ele faleceu, eu passei a fazer sozinha e passei a chamar a comunidade para ajudar. A cada ano, a gente agrega mais voluntários. No ano passado, foram mais de 500 pessoas participando”, conta Torrinha.
O promotor de meio ambiente Marcelo Moreira considera de grande importância ações como essas acontecerem dentro da escola.
“Temos que aprender que cuidar do futuro do meio ambiente é uma necessidade imediata. A gente não transforma o futuro se não cuidarmos do presente. O Ministério Público e Seed têm uma parceria importante exatamente para atuar na área de educação”, avaliou Moreira.
A ação acontece na quinta-feira, 21, na Escola Estadual Mário Andreazza e na sexta-feira, 22, na Escola Estadual Maria Ivone.
Da redação: Por: André Silva/ Foto: Lidiane Lima/Seed