Improir cumpre primeira etapa de distribuição da cartilha
Improir cumpre primeira etapa de distribuição da cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ nas escolas municipais de Macapá

Improir cumpre primeira etapa de distribuição da cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ nas escolas municipais de Macapá
As escolas da rede municipal de ensino ganharam um novo instrumento didático sobre a cultura afromacapaense. Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Macapá encerrou a primeira etapa de distribuição da cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’, produzida pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir).
O cronograma de distribuição iniciou no dia 27 de agosto, na escola Municipal Joanna Santos, localizada na Comunidade Quilombola do Curiaú. Ao todo, a rede municipal de ensino possui 99 escolas ativas, espalhadas pelas zonas urbanas e rurais. Destas, 65 já foram beneficiadas nesta primeira etapa.
A cartilha deseja fortalecer a educação básica, no intuito de evidenciar a identidade atrelada às raízes do povo macapaense. Com isso, os professores poderão desenvolver um método de inclusão do material em seu planejamento pedagógico.
‘’Vamos utilizar a cartilha de diversas formas. No primeiro momento, promoveremos um planejamento com os professores, para assim, cada um trabalhar em sala de aula com os alunos nas disciplinas de história e artes ou através de projetos culturais, por exemplo. Isso permitirá a participação mais efetiva das crianças’’, conta a coordenadora pedagógica da escola Paraíso das Acácias, Gerley Castro.
De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, a intenção é levar o material didático além da zona urbana, atingindo também as escolas rurais e distritais do município.
‘’A cartilha é um instrumento educacional importante. Ela narra o Ciclo do Marabaixo, uma tradição marcada pela resistência e religiosidade, um resgate à cultura afromacapense. Neste primeiro momento, realizamos a entrega nas escolas da zona urbana, mas futuramente iremos para os distritos, fazendo valer a lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-brasileira’’, destaca.
Cartilha
A cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ foi produzida em conjunto com os grupos marabaixeiros que realizam anualmente o Ciclo do Marabaixo. O material conta com 4 ladrões de marabaixo, sendo que um composto especialmente para a cartilha, produzido pela cantadeira Priscila Silva.
O material também é composto por um CD com narração para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e um DVD com documentário especial com os grupos marabaixeiros, sobre o processo de criação que durou cerca de 6 meses.
O objetivo é ensinar de forma lúdica os conceitos tradicionais que são repassados durante o Ciclo do Marabaixo, um importante momento que celebra a manifestação em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo.