Jogos Interculturais do Amapá reúnem mais de 100 indígenas, em Oiapoque
Competição na Aldeia Kuahí no fim de semana, contou com o apoio do Governo do Amapá.
Durante três dias, a Aldeia Kuahí, no município de Oiapoque, virou a festa da diversidade e do esporte nos Jogos Interculturais Indígenas, promovido pelo Instituto Majuriká. A competição, que contou com o apoio do Governo do Amapá, foi realizada no período de 21 a 23 de julho e reuniu mais de 100 participantes de diferentes etnias.
A Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) coordenou o transporte dos atletas das aldeias, levou equipes técnicas e ajudou na organização do evento esportivo.
Foram realizadas disputas de futebol, no masculino e feminino, e também competições tradicionais dos povos indígenas como corrida com tora, arco e flecha, zarabatana e cabo de guerra. As equipes vencedoras receberam medalhas e troféus.
"Foi muito bom receber as outras tribos e compartilharmos os nossos momentos de alegria e também os de dificuldades, que são muito parecidos com o que cada aldeia enfrenta”, contou Maia Amaral, da aldeia Kuahí.
Segundo o secretário do Desporto e Lazer, Rudney Cunha, neste segundo semestre de 2023, serão realizados Jogos Indígenas em outras aldeias e com novas modalidades.
"A experiência nesses últimos dias na aldeia do Kuahí foi incrível. Já estamos planejando mais um Jogos Indígenas para ser realizado no fim do ano, provavelmente, na Aldeia Aramirã, em Pedra Branca, com novas disputas de canoa e natação", informou o gestor.
Povos indígenas de Oiapoque
No mês de julho, o Governo do Amapá reforçou o apoio de cidadania e saúde aos povos indígenas de Oiapoque. Na primeira semana de julho, foram mais de 200 atendimentos de cidadania para as aldeias Kuahí e Kumarumã, como parte da ação Jornada Cidadã, coordenada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 8ª Região (PA/AP).
Confira como foi os Jogos Interculturais Indígenas:
Daredação:Por: Rafael Moreira/Foto: Rafael Moreira/Sedel