Governo do Amapá incentiva espírito esportivo de estudantes com jogos internos na Escola Coaracy Nunes, em Macapá
O Amapá News | 30/10/2025
Atividades deste ano contam com tema sobre o meio ambiente, envolvendo toda a comunidade escolar.
Por Joyce Batista/ Colaboração: Sharlot Sandim
A comunidade da Escola Estadual Dr. Coaracy Nunes, no centro de Macapá, está em festa com a realização dos Jogos Internos, com disputas em diversas modalidades esportivas que promovem o espírito esportivo, inclusão e integração de 240 crianças e adolescentes. O evento iniciou na quarta-feira, 29, e segue até a sexta, 30, com a distribuição de medalhas e troféus para os participantes e vencedores das modalidades.
Neste ano, os Jogos Internos trazem como tema “No movimento das águas, do solo e das florestas”, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a biodiversidade da Amazônia, consciência ambiental, e sustentabilidade. Segundo uma das organizadoras do evento, Rosimeire da Silva, o evento beneficia os alunos para além da realização de atividade física.
Rosimeire da Silva, uma das organizadoras dos Jogos Internos da Escola Coaracy Nunes Foto: Sharlot Sandim/Seed
“O objetivo do jogo é a inclusão de todos os alunos e de toda comunidade escolar ‘coaracyana’, com o intuito de promover o protagonismo estudantil e tornar eles mais participativos e atuantes nas ações da escola e de fora dela. Além de ter essa autonomia, o estudante necessita dessa visão, dessa noção para que ele tenha um bom desenvolvimento promissor na vida enquanto estudante, e também no seu futuro profissional. Então, a gente precisa envolvê-los nessa missão”, afirma Rosimeire.
Jogos Internos trazem como tema “No movimento das águas, do solo e das florestas” Foto: Divulgação E.E. Coaracy Nunes
O estudante Fábio Júnior é um dos alunos atletas da competição. Ele conta que toda a escola está focada na competição e que a ansiedade tomou conta ao longo dos treinos.
“A preparação foi legal, a já estava treinando há uns dois meses. O professor de educação física está ajudando bastante, e a preparação física nossa está vindo forte. Nós vamos participar do vôlei e queremos ganhar”, diz Fábio.
Estudante Fábio Júnior Foto: Sharlot Sandim/Seed
Outro aluno que também está na disputa é o Davi Maia, do 2º ano do ensino médio, que está confiante na vitória de seu time.
“Está tendo diversas modalidades, mas eu vou participar do vôlei. Eu espero ganhar esse ano. No ano passado, infelizmente, a gente não ganhou, mas treinamos o ano inteiro para ganhar nesse ano”, conta Davi.