• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Justiça no Amapá

Governador Clécio Luís recebe honraria do Tjap em reconhecimento as contribuições em favor da Justiça no Amapá

O Amapá News | 25/02/2025

Justiça no Amapá Comenda foi entregue pelo desembargador Adão Carvalho ao chefe do executivo estadual, que destacou a parceria harmoniosa entre os poderes nos últimos dois anos.

O governador do Amapá, Clécio Luís, recebeu nesta segunda-feira, 24, o Colar do Mérito Judiciário, honraria concedida pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) em reconhecimento às contribuições para a cultura jurídica e a justiça no estado.

Para o gestor, a honraria reflete a importância da parceria entre o Executivo e o Judiciário nos últimos dois anos, por meio de termos de cooperação, diálogos e consensos voltados à solução de desafios históricos do Amapá. 

"Esse colar é majoritariamente destinado aos magistrados, e recebê-lo hoje das mãos do desembargador Adão Carvalho tem um grande valor pessoal para mim e também reflete um valor institucional, que resultou em grandes benefícios para o povo amapaense”, destacou o governador Clécio Luís, que dedicou a honraria à equipe jurídica de governo e à sua mãe, Ana Vilhena.


Após receber honraria, governador Clécio Luís foi cumprimentar a mãe dele, Ana Vilhena
Foto: Ian Reis/Agência Grito

A cerimônia também homenageou a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Alliny Serrão, e 30 magistrados empossados nos anos de 2002 e 2003. A comenda inclui o Colar do Mérito Judiciário, nas cores da bandeira do estado, uma medalha em formato da Fortaleza de São José e o Diploma do Mérito Judiciário. 


Presidente da Alap, Alliny Serrão
Foto: Ian Reis/Agência Grito

“Nos últimos dois anos, à frente da Assembleia, desenvolvemos projetos em parceria com o Tjap, como a Caravana da Primeira Infância e o Casamento Comunitário. Ter esse reconhecimento alegra meu coração e me dá a certeza de que estou no caminho certo, trabalhando da melhor forma para servir o povo do nosso estado”, disse Alliny.

O presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho, destacou que a homenagem a autoridades reflete a forma harmoniosa como os poderes Executivo e Legislativo caminharam durante sua gestão à frente do tribunal, um relacionamento, que segundo ele, se manteve estreito e respeitoso, garantindo a independência entre as instituições.


Presidente do Tjap, desembargador Adão Carvalho
Foto: Ian Reis/Agência Grito

“Estamos aqui agraciando não as pessoas, mas sim o trabalho de contribuição junto conosco, engrandecendo o Poder Judiciário em ações. Trabalhamos juntos, mas cada um dentro da sua área de competência, colaborando para que a Justiça do Amapá cumprisse com suas missões institucionais – sempre com olhos, ouvidos e ações voltadas ao benefício do povo amapaense”, enfatizou Carvalho.

Colar do Mérito Judiciário

A comenda do Mérito Judiciário foi instituída por meio da Resolução nº 12 de 1995, pelo então presidente do Tjap, desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, e tem como finalidade agraciar pessoas físicas e jurídicas, nacionais e estrangeiras que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à cultura jurídica ou à Justiça do Estado do Amapá, mereçam esta distinção.


Honraria é dedicada à pessoas com relevantes serviços prestados à cultura jurídica
Foto: Maksuel Martins/GEA


Juízes e juízas agraciados exercem a magistratura no 1º Grau de Jurisdição
Foto: Ian Reis/Agência Grito


Cerimônia contou com a presença dos familiares dos homenageados
Foto: Ian Reis/Agência Grito


Por Winicius Tavares/Foto: Ian Reis/Agência Grito






Publicidade