Laranjal do Jari recebe Sessão Itinerante da Alap
Laranjal do Jari recebe Sessão Itinerante da Alap com grande participação popular para discutir temas importantes para a cidade
A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap), realizou nesta quarta-feira, 28, em Laranjal do Jari, sua 4ª Sessão Itinerante do ano, fechando o cronograma de atividades do primeiro semestre de 2023. O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo João da Silva Nery, que ficou inteiramente tomado por moradores da zona urbana e das diversas comunidades rurais do município.
Na ocasião, os deputados aprovaram 106 proposituras relacionadas à Laranjal do Jari, entre requerimentos e moções de aplauso, uma destas a Márcio Serrão (União), prefeito da cidade, por sua ??gentileza, boa vontade e todo o apoio desprendido para a realização da 4ª sessão Itinerante da Alap??. As matérias discutidas abordam temas como saúde, educação, segurança, transporte, entre outros.
Outras 119 proposituras foram protocoladas, para serem votadas em sessões futuras, entre as quais, três projetos de lei ordinária (PLOs), um deles de autoria da Dep. Alliny Serrão (União), o PLO0174/23, que declara de utilidade pública o Instituto Jari no Tatame Team Brandão BJJ Educacional, de jiu jitsu.
Já o PLO0172/23, assinado pelo Dep. Hildegard Gurgel (união), obriga empresas de transporte coletivo intermunicipal a concederem descontos no percurso Macapá/Laranjal do Jari e vice-versa, quando a viagem durar mais de 10h. "Os passageiros sentem na pele o descaso, pois muitas vezes a viagem que deveria durar no máximo 8h, chega a demorar mais de 16h", justifica o parlamentar.
Também de iniciativa de Gurgel, o PLO0173/23, dispõe sobre o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na Rede Pública de Saúde. Conforme Hildegard, o plano "deverá atender prioritariamente paciente acima de 60 anos e/ou portador de deficiência física ou mental ou de grupo de risco, bem como paciente oncológico e os portadores de doenças crônicas e imunossupressoras", explica.
Previstas no Regimento Interno da Alap, as sessões itinerantes podem ocorrer em qualquer ponto do território do Amapá. É um mecanismo que amplia a participação popular e aproxima o Poder Legislativo das pessoas. "Estamos encerrando esta primeira etapa de sessões itinerantes, neste primeiro semestre, percorrendo uma agenda importante. Saímos com frutos positivos, ouvindo a população, recebendo demandas importantes para, através de nossos mandatos, conseguir apresentar as proposituras necessárias e fazer as cobranças devidas junto ao Governo do Estado. Deixo aqui minha gratidão aos deputados e deputadas, à equipe da Assembleia Legislativa e à população do Amapá", pontua a Dep. Alliny Serrão (União), presidente da Alap.
Nas sessões itinerantes, há a Tribuna do Povo, momento em que os cidadãos podem fazer uso do microfone. "Como representante da educação digo que é muito satisfatório fazer uso do direito de fala e dizer a educação perpassa não só pela estrutura física, mas também pela valorização do profissional. E ver os deputados aqui - diante de toda a dificuldade que temos para chegar a capital, por uma estrada de chão ? para nos ouvir é muito bom. E nós esperamos mais do que isso, esperamos o retorno dessas reivindicações, que possam sair do papel, que se tornem concretas", enfatiza a pedagoga France Pereira, moradora do munícipio. "É uma oportunidade que o povo deve abraçar com unhas e dentes. Conhecer o que os legisladores estão fazendo pelo povo e pelo estado", complementa Antônio Almeida, microempresário da cidade.
O vice-governador Teles Jr (PDT) representou o Governo do Estado do Amapá (GEA) na Sessão Itinerante de Laranjal do Jari, que contou com a presença de 17 deputados: Jesus Pontes (PDT), Jory Oeiras (PP), Edna Auzier (PSD), Paulo Nogueira (PT), Dayse Marques (SDD), Liliane Abreu (PV), Diogo Senior (MDB), Jack JK (SDD), Pastor Oliveira (Rep), Delegado Inácio (PDT), Alliny Serrão (União), Zeneide Costa (SDD), Fabricio Furlan (Rede), Telma Nery (Cida), Lorran Barreto (PSD), Rayfran Beyrão (SDD) e Hildegard Gurgel (União). "É importante entender que o papel do Poder Executivo é formular políticas públicas e o do Legislativo é ser uma ressonância do desejo da população. Estamos aqui cumprindo nosso papel constitucional, que é de acompanhar os dilemas, os anseios do povo, para formular políticas públicas", concluí Teles Jr.
Com mais de 50 mil habitantes, Laranjal do Jari está localizada ao sul do Amapá, a cerca de 280km da capital. "Um componente importante da democracia é a liberdade de expressão. E a Assembleia Legislativa demonstra, de forma democrática, a sua força, sua importância, ao realizar as sessões itinerantes, dando oportunidade para que a população tenha direito de voz, garantindo assim a apresentação de diversas demandas", frisa o prefeito da cidade, Márcio Serrão (União).
FOTOS: Olavo Reis e Heider Torres - Dircom/Alap