• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Macapá conquista Selo UNICEF 2021-2024: um reconhecimento ao compromisso com a infância e adolescência

O Amapá News | 07/11/2024

Macapá conquista Selo UNICEF 2021-2024: um reconhecimento ao compromisso com a infância e adolescência Para alcançar o resultado, Prefeitura de Macapá e Comissão Intersetorial implementaram ações de saúde, educação e assistência social junto às crianças e adolescentes do município

Macapá é um dos sete municípios do estado do Amapá, que conquistaram o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Selo UNICEF), resultado divulgado nesta quarta-feira (6), no portal de notícias do órgão internacional, no Brasil.

De acordo com dados do portal UNICEF, a capital é uma das cidades que se destacam na luta contra o abandono escolar, com resultados ainda melhores que a média nacional. Enquanto no Brasil a queda foi de 38% entre 2019 e 2023, nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, a redução chegou a 47%. Esse sucesso demonstra o impacto positivo das ações da gestão municipal com intuito de garantir o acesso à educação e um futuro promissor para crianças e adolescentes.

Para chegar a este resultado, a Prefeitura de Macapá e a Comissão Intersetorial formada pelas secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), se empenharam em cuidar bem da primeira infância e melhorar a educação nas unidades de ensino do município. Investindo na infraestrutura escolar, segurança alimentar, saúde física e mental das crianças, facilitando acesso a projetos de aprendizagem, esportivos e inclusivos. Garantindo proteção social às famílias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.


| Foto: Mary Paes/PMM


| Foto: Jesiel Braga/PMM


| Foto: Bruna Pinheiro/PMM

Madson Millor, secretário de educação do município de Macapá, explicou que nesta gestão, houve três etapas do selo UNICEF em Macapá. A primeira aconteceu em 2021, com o planejamento das ações a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes, em parceria com os órgãos envolvidos.
A segunda etapa ocorreu em 2022, com a execução do projeto. E a terceira, em junho deste ano, com a apresentação dos resultados alcançados a partir da implementação das ações de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.

“As estratégias executadas junto ao público-alvo atenderam às metas estabelecidas e resultam, hoje, na conquista do Selo UNICEF. Uma grande alegria para todos os envolvidos com as políticas públicas municipais, para uma educação de qualidade, saúde e segurança de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Millor.

Os demais municípios do estado que também conquistaram o Selo Unicef foram Amapá; Pedra Branca do Amapari; Laranjal do Jari; Porto Grande; Santana e Vitória do Jari.

Ao participarem do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população sem seus territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.

Por Mary Paes/ Foto: arquivo/PMM