• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Mais de 24 mil candidatos participam da primeira fase do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá

A prova objetiva, realizada neste domingo, 24, foi a primeira de seis fases do concurso público para o quadro de soldados combatentes da corporação

O Amapá News | 25/07/2022

Mais de 24 mil candidatos participam da primeira fase do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá

Dentre os 27 mil candidatos inscritos, 89,27% compareceram aos locais de prova neste domingo, 24, para a realização da primeira fase do concurso público para Soldado do Quadro de Praças Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (Soldado - QPCBM).

Em maioria, os inscritos do certame são amapaenses. A prova objetiva contou com 24.102 participantes na primeira fase, sendo 2.898 (10,73%) faltosos. As demais etapas do certame consistem em exame documental, avaliação de capacidade física, avaliação psicológica, exame de saúde e investigação social.

De acordo com a gestora da Secretaria de Estado da Administração, Suelem Amoras, houve uma mudança na legislação, que possibilitou a participação de candidatos amapaenses com formação de segundo grau. 

“Temos um número bastante significativo, com mais de 20 mil amapaenses participando, garantindo assim a força de trabalho do corpo de bombeiros, assim como nos demais concursos que o Governo do Estado está realizando”, afirmou a secretária de Estado.

O gabarito preliminar da prova será divulgado nessa segunda-feira, 25, às 17h, no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora do concurso. Acesse aqui para acompanhar.

Na Escola Estadual Santina Rioli, os candidatos marcaram presença e estavam empolgados com a realização de diversos concursos, em diferentes áreas, pelo Governo do Estado. A concurseira Eliana Silva se prepara há bastante tempo e agora está aproveitando as oportunidades.

“É de suma importância a realização desse concurso para os concurseiros, estamos estudando há muito tempo para essas provas, da PM, dos Bombeiros, aproveitando as matérias. São novas oportunidades para pessoas que estudam, que acabaram de sair do ensino médio e demais pessoas daqui do estado”, disse ela.

Já o arquiteto Antônio Fonseca afirma que sonha desde criança em entrar para a corporação de bombeiros do Amapá, já que seu pai possui uma vasta carreira na instituição militar.

“É uma satisfação poder prestar esse concurso, pois meu pai é da reserva do corpo de bombeiros, então é a busca de um sonho, com a preparação que estamos há meses estudando para galgar essas vagas e honrar o nome da corporação”, concluiu.

Acompanhamento e informações

Os atos relativos a este concurso (editais, convocações, avisos e resultados), até a sua primeira fase serão publicados no site da Sead (www.sead.ap.gov.br), no Diário Oficial do Estado do Amapá (https://diofe.portal.ap.gov.br) e no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br).

As demais fases do Concurso Público serão publicadas exclusivamente no site da Sead (www.sead.ap.gov.br) e Diário Oficial do Estado do Amapá.

Por: Luiz Henrique Borges /  Foto: Ascom/GEA



Publicidade