• Edição do Dia
Publicidade I
Mazagão

Mais de 500 agentes para a segurança da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho

Estado investiu R$ 1,2 milhão para a festividade, além de reforçar toda a infraestrutura do município.

O Amapá News | 17/07/2023

Mais de 500 agentes para a segurança da Festa de São Tiago, em Mazagão Velho Esquema de segurança foi reforçado nos 13 dias de Festa de São Tiago, em Mazagão Velho

Depois de fomentar a Festa de São Tiago, em Mazagão Velho, com R$ 1,2 milhão, o Governo do Amapá também garantiu o esquema de segurança no período de 16 a 28 de julho. Os órgãos da segurança pública atuam de forma conjunta com mais de 500 agentes nos 13 dias da festividade, para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO

Sob a coordenação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), estarão envolvidas as polícias Militar (PM), Civil (PC) e Científica (PCA), além de equipes do Corpo de Bombeiros (CBM), do Grupo Tático Aéreo (GTA) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP).

O secretário de Segurança, José Neto, explica que o esquema planejado tem um número maior de policiais entre os dias 22 e 25, período que ocorre o ponto alto da festa com a batalha entre mouros e cristãos e o Dia de São Tiago, 25 de julho, quando acontece missa campal e o círio pelas ruas de Mazagão Velho.

"Estamos à disposição da população com um efetivo eficiente seguindo as determinações do Governo do Amapá, trabalhando com nosso planejamento estratégico para este mês de julho. Enfatizamos que por determinação do governador Clécio, estamos atuando com militares em escala extraordinária remunerada, garantindo assim, o patrulhamento rotineiro em todo nosso estado", explicou José Neto.

Posto fixo
Na Escola Estadual Professora Antônia Silva Santos, situada em Mazagão Velho, funcionará um posto de triagem onde servidores de todos os órgãos de segurança envolvidos estarão concentrados para atender as demandas da população, como pontuou um dos responsáveis pelo planejamento, coronel Marcelo Campos, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp.

"Um exemplo do trabalho que será realizado neste ponto é o da Polícia Científica, que estará com uma equipe específica no local para realizar análises menos complexas, como eventuais perícias de trânsito, caso sejam necessárias", explicou o coordenador.

Efetivos
Para os 13 dias de evento, a Polícia Militar contará com mais de 250 agentes, envolvendo o policiamento ostensivo, repressivo e preventivo na cidade de Mazagão Velho, e nas rodovias estaduais, principalmente na AP-010, com o Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).

O Dentran-AP atuará junto com o BPRE de maneira educativa e preventiva, com a equipe da "Lei Seca" priorizando a conscientização dos condutores de veículos em dirigir com segurança para evitar transtornos. O Policiamento de trânsito estará presente também dentro do perímetro urbano de Mazagão Velho.

A Polícia Civil estará com efetivo em Mazagão Velho para atender eventuais ocorrências. Registros de maior gravidade, que por ventura ocorram, serão encaminhados para a Delegacia de Polícia do município, que fica localizada em Mazagão Novo.

O Corpo de Bombeiros atuará com cerca de 200 militares em duas frentes de trabalho durante a festa de São Tiago: a prevenção de afogamentos, na área do balneário e atendimentos à saúde com o trabalho de urgência e emergência e primeiros socorros.

A corporação empregará de 15 a 20 militares por dia durante a programação. No dia 25, Dia de São Tiago, quando a expectativa de público aumenta, serão 37 bombeiros trabalhando. O CBM contará com três veículos operacionais, entre ambulâncias e viaturas de combate a incêndio.

Por: Marcelle Corrêa/ Foto: Arquivo/GEA e Gabriel Penha/GEA