• Edição do Dia
Publicidade I
Macapá

Mais Sorrisos, do Governo do Amapá

'Eu nunca tinha visto um trabalho como este em nossa região', conta ribeirinha atendida pelo programa Mais Sorrisos, do Governo do Amapá

O Amapá News | 25/03/2024

Mais Sorrisos, do Governo do Amapá Maria Madalena levou filhos e netos para a ação, que registra mais de 60 atendimentos médicos diários na Vila Maranata, no município de Mazagão.

Moradora da comunidade ribeirinha de São Bernardo, a doméstica Maria Madalena é uma das pessoas atendidas pela segunda etapa do programa ‘Mais Sorrisos’, realizada pelo Governo do Amapá na Vila Maranata, na foz do Rio Ajuruxi, em Mazagão. A ação está alinhada ao Plano de Governo, que mantém como prioridade a saúde pública ofertada à população. 

Com equipamentos modernos e equipes especializadas, o ‘Mais Sorrisos’ leva cuidados odontológicos, atendimento médico e acolhimento psicológico a quem mais precisa. São cerca de 60 atendimentos diários para cada especialidade médica, como pediatria, gastroenterologia e clínico geral. Maria Madalena levou os 11 filhos e netos para a ação e se surpreendeu com a estrutura disponível na localidade ribeirinha.

"Minha família toda veio! Eu nunca tinha visto um trabalho como esse aqui na nossa região. Meus filhos e netos puderam fazer atendimento que são muito caros na cidade. Eu vim mais pelos meus problemas no estômago, porque vi que teria consulta e aproveitei para tratar minha esofagite e ainda recebi o medicamento", finaliza Maria.

O programa Mais Sorrisos é coordenado pela cirurgiã dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e parceiros. O projeto conta, ainda, com emenda de R$ 4 milhões, articulada pelo senador Randolfe Rodrigues, e participação da iniciativa “Projeto 32”, que realiza trabalhos de saúde bucal há 12 anos na Região Amazônica.

O Mais Sorrisos também garante exames laboratoriais e de imagem, além de suporte farmacêutico, com a dispensação de medicamentos. Entre as especialidades ofertadas está a gastroenterologia, que atende com frequência casos como dor no estômago, refluxo, prisão de ventre e diarreia, como afirma a especialista, Shirley Gaia.

"Nós tivemos um alto fluxo de pacientes com dores abdominais e desconforto gástrico. Todos receberam orientações e, em caso de necessidade, o tratamento medicamentoso foi indicado, sempre associado a uma dieta alimentar acessível à realidade do paciente", afirma Shirley.

As equipes estão dispostas em dois ambientes: a Unidade Básica de Saúde Fluvial e a Escola Municipal Comunidade Maranata, cedida pela Prefeitura de Mazagão, que também apoia o projeto, 

Mais Sorrisos

O Mais Sorrisos é uma iniciativa do Governo do Amapá voltada às pessoas que vivem nas regiões mais distantes. A força-tarefa começou em 2023, com 40 mil atendimentos na aldeia indígena Aramirã, onde vive parte do povo Wajãpi, no município de Pedra Branca do Amapari.

Por: Paolla Gualberto/ Foto: Paolla Gualberto/Sesa



Publicidade