• Edição do Dia
Publicidade I
Oiapoque

Mais um dia de visita e inspeção é realizado pela CCA e CDH em Oiapoque

O Amapá News | 23/06/2022

Mais um dia de visita e inspeção é realizado pela CCA e CDH em Oiapoque

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Unidade Básica de Saúde Juliete Palmerim e o Fórum da Comarca de Oiapoque foram os locais visitados pelas Comissões da Criança e do Adolescente (CCA) e Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa do Amapá em continuidade ao cumprimento da agenda no município.
A coordenadora da Unidade Básica de Saúde Samara Oliveira foi quem conversou com os deputados e informou sobre o atendimento e o acompanhamento no pré-natal, nascidos vivos e gravidez precoce.
Segundo Samara a dificuldade no pré-natal tem sido a realização do exame de ultrassonografia que ainda é escasso no município. O presidente da CCA, deputado Diogo Senior questionou sobre a situação dos nascidos vivos visto que o índice de morte de bebês era alto em Oiapoque. A coordenadora informou que as ações para melhoria desse índice tem sido executada e já se tem excelentes resultados, pois o acompanhamento no pré-natal tem sido rigoroso. Quanto aos casos de adolescentes grávidas, Samara disse que este índice tem diminuído bastante.

"As equipes das UBSs têm se empenhado em estar próximas das grávidas e quando estas faltam as consultas, nós vamos atrás. Quando está próximo a dar à luz é feito o monitoramento delas e do bebê e este trabalho tem possibilitado o aumento dos nascidos vivos", declarou a coordenadora.

Os parlamentares seguiram para o Centro de Referência que presta serviço de Assistência Social e psicológica à criança, ao adolescente e adultos, ali foram recebidos pela diretora, senhora Terezinha Oliveira que expôs a necessidade do centro. Ela pediu apoio dos deputados para que pudessem disponibilizar recursos das emendas impositivas para construção de um centro com uma casa de passagem para acolher crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua e os idosos.

Para deputada Raimunda Beirão "a visita as instituições tem sido muito produtiva, vamos sair daqui com uma gama de informações dos trabalhos que já estão sendo realizados, bem como de demandas para cobrarmos dos órgãos competentes", disse.

No Fórum, a juíza Simone Moares atendeu os deputados em seu gabinete e na oportunidade o deputado Diogo Senior fez um convite para que o Tribunal de Justiça pudesse colaborar com o projeto de prevenção ao abuso sexual e combate à violência física de criança e adolescente com equipe multidisciplinar composta por parlamentares, psicólogos e outros profissionais que venham orientar os alunos, corpo docente e familiares dos 16 municípios.

Por Jane Barbosa / Foto: Gerson Barbosa