Medidas do Governo de combate à Covid-19 geram queda histórica de casos no Amapá
O balanço mostra eficácia nas estratégias usadas na pandemia, como o avanço da campanha de vacinação.

O balanço mostra eficácia nas estratégias usadas na pandemia, como o avanço da campanha de vacinação.
Nesta quinta-feira, 10 de março, gestores, gerentes e coordenadores da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), reuniram-se para apresentar um balanço dos últimos dois anos de enfrentamento à pandemia no Amapá. Os dados apontam uma queda histórica de aproximadamente 2 mil para 8 casos por dia, da Covid-19 no estado.
O balanço levou em consideração os últimos dados epidemiológicos apresentados, onde mostram a linha do tempo de altas e baixas dos casos, após ações coordenadas pelo Governo do Estado.
O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, reforça o papel do Governo do Estado desde o início da pandemia para proteção à vida, com a vacinação em todos os municípios, lockdown, decretos e outras medidas de segurança.
"Tivemos o comprometimento do Governo para garantir a entrega de equipamentos, reforma do nosso laboratório e a construção do Centro Transfronteiriço no Oiapoque. Além disso, priorizou a vacina para todos os amapaenses. E agora em 2022, conseguimos controlar a alta de casos causada pela presença da Ômicron, com uma queda de mais de 2 mil casos para apenas 8 por dia”, explica Dorinaldo.
Em junho de 2020, a média de casos diários no estado chegou a alcançar 1.201, e após a adoção do lockdown teve uma queda de 174 por dia, em julho do mesmo ano.
Durante a segunda onda, em março de 2021, também houve elevação nos registros, em média de 585 por dia, e depois do segundo lockdown, reduziu para 163 casos diários em abril.
Com a chegada da Ômicron no Amapá em 2022, o estado atinge o maior número de casos registrados durante toda a pandemia, em média foram 2.148 casos por dia, em janeiro desse ano.
Agora em março, o Amapá vive a queda histórica de casos, que são frutos do avanço da vacinação e novas estratégias adotadas.
A equipe que atua no monitoramento e combate à pandemia no Estado, é completa e se atualiza constantemente para ofertar um trabalho completo para a população.
"A SVS é um dos órgãos que mais avançou e conseguiu se estabelecer como uma referência de informação confiável para toda a sociedade. Além disso, ainda temos muito pela frente, como avanço da campanha de imunização", reforça o superintendente.
Os trabalhos continuam, a Superintendência de Vigilância em Saúde atuou em conjunto com outras secretarias e municípios no combate à Covid-19, tanto com as fiscalizações nos portos e comércio como o apoio dos vacinadores do estado junto aos municípios.
"Tivemos um grande reconhecimento, que foi estar entre as cinco melhores Superintendências do Brasil e isto é resultado do nosso trabalho que está sendo reconhecido não só nacionalmente, mas no exterior também", conta Solange Sacramento, gerente do Centro de Informações em Vigilância em Saúde (CIEVS).
Pandemia
Desde o início da pandemia, o Amapá confirmou 160.202 casos de covid-19. O Governo do Amapá já distribuiu 1.329.717 doses de vacinas contra o vírus para os 16 municípios e aplicou 1.018.636 doses.
Com isso, o Estado já imunizou é 68,27% da população vacinável com a primeira dose e 62,69% foram imunizadas com a 2ª dose, dose única, dose de reforço e adicional.
Por: Rafaela Bittencourt /Foto: Jesiel Braga