Museu Sacaca reabre na sexta ao público

O Museu Sacaca reabre, na sexta-feira (16), com todas as medidas de biossegurança para receber o público. O horário de visitação será das 10h às 16h. Para ter acesso, o visitante deve usar a máscara, portar álcool e atentar para o distanciamento social. A comunidade vem há tempo esperando por esse momento, pois não veem a hora de retornar a ter acesso aos mais variados espaços culturais.
O diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Jorge Souza, disse que há duas semanas está sendo feito um trabalho interno exaustivo, mas com todo carinho e atenção para receber os visitantes. “A comunidade tem pedido muito por essa reabertura. Esse pleito é justificado pelas belezas naturais existentes e pelo alto valor em informações para os pesquisadores”.
O cumprimento das medidas de segurança sanitária é de extrema importância para que os visitantes entrem e saiam com tranquilidade. Jorge Souza ressaltou que a volta das atividades dispensadas ao público seguirá critérios de segurança sanitária. Reforçou esse item alertando que a pandemia ainda está sendo vivenciada e por isso não pode haver relaxamento. “A situação segue requerendo atenção. As pessoas precisam manter uma série de ações rotineiras, de modo a incorporar práticas sociais de cuidado”, aconselhou.
Riqueza interior
No local acontecem ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, abrangendo o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos, além de divulgar as pesquisas realizadas pelo Iepa, por meio de exposições e atividades didáticas. Tem como destaque maior o circuito expositivo a céu aberto, construído com a participação das comunidades indígenas, ribeirinhas, extrativistas e produtoras de farinha do Estado.