'Nosso desejo de liberdade', afirma Carlinhos Brown ao conhecer a Missa dos Quilombos no Amapá
Ponto alto da programação do 29º Encontro dos Tambores, a Missa dos Quilombos, em Macapá, contou com a presença de Carlinhos Brown, embaixador do Marabaixo, na noite de quarta-feira, 20. O momento de celebração da fé do povo negro do Amapá, que marca o Dia da Consciência Negra no estado, emocionou o artista.
“Essa missa condiz muito com o nosso desejo de liberdade e a gente celebra aquilo que conquista, como este feriado do dia de hoje. Os tambores do Marabaixo aqui ecoam para o mundo, dizendo como podemos ser fortes em travessias duras. Hoje celebramos resiliência e esse amor, essa coletividade, mostrando que a liberdade é possível, e que podemos vencer o racismo", comentou Brown.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Emocionado, Carlinhos Brown participou do Dia da Consciência Negra no Amapá
Foto: Maksuel Martins/GEAO Dia da Consciência Negra e também Dia de Zumbi dos Palmares, tradicionalmente celebrado no Amapá, foi feriado nacional pela primeira vez este ano. A convite do governador Clécio Luís, Carlinhos Brown viveu a data imerso na cultura amapaense.
“O Amapá é o primeiro lugar nos indicadores de combate ao racismo, de políticas afirmativas e agora temos a honra de ter Carlinhos Brown como embaixador da nossa cultura e especialmente do nosso Marabaixo. Ele que está o ano todo com a gente, conhecendo e se apaixonando pelo Amapá”, comentou o governador.
Carlinhos Brown se tornou embaixador do Marabaixo a convite do governador Clécio Luís
Foto: Maksuel Martins/GEAO
reconhecimento do multiartista e ativista social baiano como Embaixador do Marabaixo foi um convite de Clécio Luís, feito no mês de maio durante o Ciclo do Marabaixo.
Celebrando a tradição e a cultura afro-amapaense, o 29º Encontro dos Tambores é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A programação é gratuita e segue até terça-feira, 26, no Centro de Cultura Negra Raimundinha Ramos, no bairro Laguinho.
Por Fabiana Figueiredo/ Foto: Maksuel Martins/GEA