Operação São Tiago: Governo reforça segurança de Mazagão Velho com mais de 530 policiais
Militares farão policiamento ostensivo e preventivo até o dia 28 de julho; estratégia conta com mais de 140 viaturas
O distrito de Mazagão Velho está em clima de festa com o retorno da tradicional Festa de São Tiago de forma presencial. Para reforçar a segurança dos moradores e turistas, o Governo do Estado mobilizou 533 militares de todos os batalhões da Polícia Militar do Amapá (PM/AP). Eles farão o policiamento ostensivo e preventivo durante todo o período do evento, que segue até 28 de julho.
Confira AQUI a programação da Festa de São Tiago
A comandante geral da PM/AP, Heliane Braga, detalha que são 147 viaturas para fazer as rondas tanto no município quanto ao longo da rodovia AP-010, que liga a vila à sede do município de Mazagão.
“Estamos no município desde o dia 16, para garantir que a população possa aproveitar o evento com segurança. Então faremos rondas tanto com as viaturas como a pé, e também fiscalização no trânsito, já que nesse período o fluxo se torna intenso”, frisou a comandante-geral da PM/AP, coronel Heliane Braga.
Na segunda-feira, 25, ponto alto da festa, somente moradores poderão estacionar os veículos dentro da vila, para garantir melhor fluxo da procissão religiosa. Turistas deverão estacionar carros e motos fora do distrito.
Segurança no Trânsito
O Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) atuará em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que mobilizou 14 agentes da Operação Lei Seca nas fiscalizações de combate à alcoolemia.
Esta fiscalização será repressiva e deve abordar motoristas que estejam chegando ou saindo dos eventos que acontecem dentro da programação da festividade.
Além da blitz da Lei Seca, o Detran também fará ações educativas para os condutores e comunidade em geral através da equipe da Escola Pública de Trânsito.
Texto: Jamylle Nogueira / Foto: Ianca Moreira